CI

Tecnologias de controle biológico e inoculação são destaques da Simbiose na TECNOSHOW 2017

Destaques serão o BeauveControl, o NemaControl e o StimuControl


Com foco nas necessidades dos produtores rurais brasileiros, a Simbiose leva à TECNOSHOW Comigo, que acontece entre os dias 03 e 07 de abril em Rio Verde (GO), tecnologias biológicas para o manejo de lavouras eficientes. Os destaques desta edição serão o BeauveControl, o NemaControl e o StimuControl.

Forte aliado no controle de nematoides fitopatogênicos, o NemaControl é uma tecnologia genuinamente brasileira. O diretor da Simbiose Marcelo de Godoy Oliveira explica que o produto é resultado de uma longa pesquisa que foi feita e financiada pela empresa. “Nós isolamos um microrganismo do solo brasileiro, o Bacillus, que tem o poder natural de controlar os nematoides do solo, principalmente, o Pratylenchus. Comparando com os produtos convencionais, as moléculas químicas, o NemaControl teve uma eficácia superior às moléculas hoje existentes no mercado de controle, com dosagens menores e de forma 100% sustentável, biológica, sem trazer riscos de intoxicação para os aplicadores,” aponta.

Outra tecnologia que estará à disposição dos visitantes é o StimuControl, produto formulado a partir do fungo Trichoderma harzianum, o qual apresenta um excelente crescimento, colonizando o solo e protegendo as raízes das plantas através de diferentes mecanismos de ação.

Controle da mosca-branca

O branco desse inseto está longe de remeter à paz. Aparentemente inofensiva, a mosca-branca derruba a produtividade no campo e mexe no bolso de produtores. Com cerca de 1 mm, tem uma elevada capacidade de dispersão e reprodução entre as culturas, além de reduzir significativamente a fotossíntese das plantas. Um levantamento da Embrapa Arroz e Feijão de 2013 aponta que a mosca-branca causou, pelo menos, R$ 1 bi em prejuízos no estado de Goiás. A praga está presente em praticamente todos os estados do país.

Resultado de pesquisas desenvolvidas em parceria com instituições nacionais, o BeauveControl é um inseticida e acaricida microbiológico à base do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana, utilizado amplamente no controle de insetos e pragas a nível mundial. O produto é o mais concentrado do mercado.

Inoculantes altamente concentrados

A Simbiose também disponibiliza aos produtores uma completa linha de inoculantes que fixa o Nitrogênio, promove um maior desenvolvimento radicular das plantas, além de melhorar a absorção dos nutrientes e da água. O Simbiose Maíz, por exemplo, é o inoculante com maior concentração já registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: 500 milhões de células por ml de produto.

Controle biológico da dengue

Na guerra contra o Aedes Aegypti, tecnologias são desenvolvidas para auxiliar no combate. A Simbiose entrou na campanha de erradicação do mosquito: desenvolveu um larvicida biológico para uso doméstico. O AedesControl elimina os focos sem afetar animais, plantas e a saúde humana.

A tecnologia foi testada por um laboratório de São Paulo credenciado pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que comprovou 100% de eficiência no controle da larva. O produto pode ser utilizado a conta-gotas ou pulverizado, diluído em água. O principal diferencial é sua concentração, que aumenta significativamente a efetividade no combate.

10 anos no mercado agrícola

Com sede em Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul, a Simbiose completa uma década de atuação no Brasil em 2017. A empresa tem a maior estrutura para a produção de insumos microbiológicos do país. Atualmente, mais de 6 milhões de hectares em todo o território nacional são tratados com tecnologia da Simbiose.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.