CI

Simpósio debate inovações sobre manejos com herbicida glyphosate

Evento será entre os dias 31 de maio a 02 de junho


O V Simpósio Internacional sobre Inovações em Sistema de Manejo na Era glyphosate será realizado de 31 de maio a 2 de junho, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Embrapa Soja e Associação de Engenheiros Agrônomos, no auditório José Garcia Molina, no  Parque de Exposição Ney Braga, em  Londrina (PR).

A expectativa dos organizadores é reunir aproximadamente 400 profissionais, entre engenheiros agrônomos, da assistência técnica, ensino, pesquisa, além de produtores e estudantes. Com o tema "Agricultura, Meio Ambiente e o Homem", o Simpósio pretende contribuir para o avanço do conhecimento científico e tecnológico em sistemas de manejo que utilizam o herbicida glyfosate para o manejo do plantas daninhas.

Estima-se que mais de 90% dos 31 milhões de hectares cultivados com soja no Brasil, por exemplo, utilizam sementes de plantas geneticamente modificadas para a resistência ao herbicida glyphosate. "O glyphosate é um herbicida utilizado frequentemente em todo o mundo e com o reconhecimento internacional quanto à sua importância para o manejo de plantas daninhas", destaca o pesquisador Dionísio Gazziero, da Embrapa Soja.

Segundo o pesquisador, no Brasil há o registro de sete  espécies de plantas daninhas resistentes ao glyphposate: três espécies de buva, uma do capim-amargoso, uma de azevem, uma de capim-de- rodhes, e a mais recente, uma espécie de caruru, o Amarantus palmeri, considerada com um grave problema na agricultura dos Estados Unidos e da Argentina.

Gazziero destaca ainda que o uso do glyphosate ajuda a manter práticas conservacionistas que garantem a sustentabilidade dos recursos naturais o que aumenta o interesse pelo uso responsável . De acordo com a professora Dana Meschede, da UEL, o Simpósio pretende ampliar as discussões sobre aspectos relacionados ao uso compartilhado do glyphosate com as novas tecnologias transgênicas, além de debater sistemas de manejo para evitar ou retardar a resistência de plantas daninhas, toxicologia, ambiente, e regulamentação. "O Simpósio irá permitir o acesso às informações mais atuais sobre o tema, além de propiciar ampla discussão sobre essa molécula, sua relação com a agricultura, o meio ambiente e o homem", enfatiza.

Inscrições e informações no site: http://inovacoesglyphosate.com/site/simposio

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.