CI

Seminário resgata temas históricos para debate com o agronegócio

O seminário Agronegócio Brasileiro ocorre 5 de setembro



O seminário Agronegócio Brasileiro – marcado para a manhã de 5 de setembro, no auditório da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), em Curitiba — promete revigorar as discussões sobre os temas centrais do setor. Os palestrantes buscaram na história do setor informações que permitem uma revisão nos posicionamentos sobre seguro agrícola, assistência técnica e cooperativismo.

Além da Ocepar, a Federação da Agricultura do Paraná também participa da organização do seminário. Conforme os organizadores, a intenção é aprofundar os debates e firmar bandeiras emblemáticas em ano eleitoral.

Depois de café da manhã e abertura oficial, o agrônomo e doutor em sociologia Zander Navarro, pesquisador da Embrapa, lança “O mundo rural no Brasil do século 21″, livro de 1.184 páginas que traz análises de peso, com dados sobre as últimas décadas do setor. O evento começa às 9h10.

“Inovação na agricultura e nas organizações cooperativas” é o tema a ser abordado, a partir das 9h20, por três especialistas do assunto: Antônio Buainain (PUCPR), Alex Ferraresi (Unicamp) e Gilson Martins (Ocepar).

O tratamento que o Brasil vem dando ao seguro rural será assunto para os especialistas Junior Garcia (UFPR) e Pedro Loyola (Faep), às 10h15. A palestra fará relação entre o plano de estruturação do seguro, que envolve governo e iniciativa privada, e o crédito rural.

“Os novos desafios da assistência técnica” serão abordados por Marcus Peixoto (consultor do Senado) e Rubens Nieder Niederheitman (presidente do Instituto Emater no Paraná). Essa palestra deve começar às 10h45.

Os temas das palestras integram as discussões abordadas no livro “O mundo rural no Brasil do século 21″. A partir das 11h20, haverá debate a respeito de questões levantadas durante o seminário.


As vagas são limitadas e devem ser reservadas. Os interessados precisam escrever para [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.