CI

Sead se reúne com prefeitos para otimizar políticas públicas

“As demandas vão ao encontro das prioridades da Sead. Foi uma surpresa positiva”, comentou Roseno na reunião.


O secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, aproveitou a tarde desta sexta-feira (20) em João Pessoa para se reunir com os prefeitos de várias cidades paraibanas. Por estar à frente da Sead, ele apresentou as prioridades da secretaria para 2017 e ouviu das autoridades as demandas de cada município.  Entraram na lista Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), regularização fundiária e políticas de investimento na produção rural. “As demandas vão ao encontro das prioridades da Sead. Foi uma surpresa positiva”, comentou Roseno na reunião.

Entre os questionamentos feitos pelos prefeitos, o apoio à criação de peixes foi um dos destaques. O retorno do secretário mostrou que as políticas de Ater podem ajudar neste sentido. E lembrou do recente anúncio de liberação de verba no valor de R$ 52 milhões para as entidades públicas de Ater de todas as regiões do país. A orientação da Sead foi para que os prefeitos procurem a Delegacia Federal (DFDA-PB) para fazer a ponte entre os produtores e o governo. "Vamos conversar, ver as condições de cada caso, levar os programas de comercialização, Pnae e PAA, porque a meta agora é que toda política de Ater leve também o acesso aos programas ", explicou Roseno.

Outro ponto levantado pelos prefeitos foi o de implantação do Dom Helder Câmara. O projeto será levado para 10 estados do semiárido brasileiro em 2017 e, segundo Roseno,  virá com foco nessas regiões de longos períodos de estiagem, como uma forma de criar meios de o agricultor familiar sobreviver nessas condições.  “Vamos contratar as Emateres, reforçar os quadros dessas empresas e identificar grupos de agricultores dentro do perfil estabelecido. Teremos recursos para projetos individuais e coletivos, vamos estimular o cooperativismo e a comercialização. E as delegacias da região vão acompanhar e fazer uma concentração de políticas para amenizar as dificuldades de semiárido", complementou o secretário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.