CI

RS: clima favorece avanço do plantio de grãos de verão

Produtores seguem com o trabalho de plantio em ritmo acelerado


Os produtores de soja do Rio Grande do Sul seguem com o trabalho de plantio das lavouras em ritmo acelerado, contando com as condições de umidade do solo e se antecipando à chuva que é prevista para os próximos dias. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado hoje (26/11) pela Emater/RS-Ascar, nesta semana o percentual de área plantada alcançou os 58%, alguns pontos abaixo da média histórica registrada nos últimos cinco anos, que é de 65% para esta época. 

Até o momento, o desenvolvimento das lavouras de soja é considerado bom, a exceção são as áreas semeadas nos dias que antecederam as fortes chuvas da segunda semana de novembro, que aliadas à umidade do solo acima do ideal para o plantio, provocaram a formação de uma crosta superficial que vem impedindo a emergência das plântulas, ou mesmo apodrecendo as sementes e impedindo sua germinação, explicam os técnicos da Emater/RS-Ascar. 

Em relação ao milho, os extensionistas registraram um bom desenvolvimento e alto potencial produtivo, já que o clima tem sido favorável para a cultura. O percentual da área estimada para a safra deste ano já semeada chega a 90%, com 48% dela em desenvolvimento vegetativo, 25% em floração e 17% em fase de enchimento de grãos. 

Com o quadro atual, os milharais destinados à elaboração de silagem de pé inteiro começam a ser cortados. Nos demais, o produtor já realizou o controle de ervas daninhas e a aplicação de adubação nitrogenada em cobertura e agora faz o monitoramento de pragas e doenças, destaca a Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.