CI

MT: mesmo com plantio atrasado, produtividade do milho pode chegar a 110 sacas

Intenso volume de chuvas auxiliou no bom nível de produção


Produtores rurais de Mato Grosso poderão manter uma boa produtividade na safra de milho deste ano. Caso seja cumprida a expectativa do Circuito Tecnológico – Etapa Milho, evento realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a produtividade medida no Estado deve alcançar 110 sacas por hectare na safra 2014/2015.

 
As informações obtidas em campo com os produtores mostram ainda que na safra passada (13/14), a produção também alcançou 110 sacas por hectare. Apesar dos altos índices, ressalta-se que boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) veiculado nesta semana apontou que em ambas as safras a produtividade não deve passar de 100 sacas por hectare.
 
“O Circuito-Tecnológico aponta a impressão de regiões. Os resultados foram positivos com relação a produtividade, mas ainda é muito cedo para apontarmos se teremos realmente uma boa safra em relação a produtividade ou não. A colheita da segunda safra de milho está apenas começando”, ressaltou o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.
 
Quanto a área medida plantada, ainda segundo dados do Imea, Mato Grosso deverá sofrer um recuo na cobertura plantada e deverá atingir 2.965.781 mil hectares na safra 2014/2015.
 
O Circuito Tecnológico - Etapa Milho é um evento realizado pela Aprosoja em parceria com a Embrapa, para diagnosticar o estado das lavouras de milho no Estado. O evento foi patrocinado pela Syngenta e Kleffmann e recebeu apoio do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

 
Chuva
 
De acordo com o boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), as chuvas que caíram no Estado nos meses de abril e maio auxiliaram o produtor na manutenção das lavouras e consequentemente irão garantir uma boa produtividade.
 
Isso porque, um grande volume do cereal foi semeado fora da chamada “janela ideal”, que vai até o dia 25 de fevereiro. Além disso, as chuvas auxiliaram as lavouras a não serem prejudicadas. Vale ressaltar que a produtividade depende da qualidade das sementes utilizadas, quantidade e qualidade dos insumos, entre outros fatores.
 
“No início da safra, tínhamos o receio de que o atraso do plantio do milho pudesse prejudicar a produção, mas o clima bom está contribuindo para que tenhamos sucesso na produtividade”, disse Cid Sanches, gerente de planejamento da Aprosoja.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.