CI

Governo divulga propostas selecionadas para pesquisa em agricultura familiar

Pesquisas sobre desenvolvimento e transferência de tecnologias na agricultura familiar


O Governo de Mato Grosso divulgou nesta semana a lista de propostas aprovadas no Edital Induzido da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat) – nº 038/2016 para pesquisas sobre desenvolvimento e transferência de tecnologias na agricultura familiar. O edital foi elaborado baseado nos projetos técnicos de cadeias produtivas da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso.

Além de apoiar o desenvolvimento da pequena agricultura, o objetivo do edital é que essas propostas apontem soluções de problemas, ferramentas e metodologias modernas e inovadoras na agricultura familiar. Os cinco projetos aprovados pelo edital para pesquisa em grupo, abordam os seguintes tema:

1- Inovação e tecnologia social na recuperação de agroindústrias da agricultura familiar

2- Produtividade e qualidade de frutos de novas cultivares enxertadas de maracujazeiro azedo cultivadas em estufa e adensadas

3- Fungos sapróbios e extrato de própolis na indução de resistência contra doenças e qualidade tecnológica do maracujá, Pró-tomate: desenvolvimento e transferência de tecnologias aplicadas a tomaticultura Matogrossense

4- Malhas agrícolas no desempenho agronômico de cultivares de alface e tomate no Vale do Rio Cuiabá

5- Uso de ingredientes não convencionais nas rações de juvenis de pirarucu como alternativa viável para piscicultores regionais em sistema de criação intensivo e semi-intensivo de pirarucu (Arapaima gigas)”.

“Sugerimos este edital em reuniões com a Secitec e Fapemat desde o ano passado, pois acreditamos que o Estado deve estimular pesquisas e estudos que visam qualificar os projetos técnicos de apoio à agricultura familiar. Felizes com o resultado dos temas que serão pesquisados e com certeza irá ajudar a nortear políticas públicas para as cadeias produtivas”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de capital e custeio, no valor global estimado em R$ 500.000,00 oriundos da Fapemat e Programa de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico.

Segundo o analista da Seaf, professor Luciano Ferreira, que é especialista em horticultura, as cadeias produtivas e temáticas da Seaf foram priorizadas neste edital, como a cafeicultura, piscicultura, fruticultura, olericultura e agroindústrias. “Este é o diferencial do edital induzido”, ressaltou.

Obrigatoriamente, o edital prevê que no mínimo dois membros da equipe do projeto devem ser da Seaf-MT. O resultado dos projetos vencedores será divulgado no dia 24 de outubro de 2016.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.