CI

Expoagro 2015: Drones tomam conta da agricultura

Para localizar e identificar as pragas



Os “drones” realmente vieram para ficar na agricultura – tanto no Brasil como na Argentina, eles são a ordem do dia em termos de tecnologia de apoio ao manejo de ameaças à lavoura. Na maior feira de agronegócio do país vizinho, a Expoagro 2015 – na qual o Portal Agrolink é o único veículo brasileiro a cobrir ao vivo –,  eles estão por todos os lados e passam a ser ferramenta obrigatória nos cultivos de alto rendimento.


“Estão sendo utilizados muitos drones para localizar e identificar as pragas que assolam os campos. A vantagem dessa ferramenta é não perder tempo, dinheiro nem combustível para fazer o rastreamento de controle. O que uma pessoa levaria um dia, os drones fazem em questão de horas”, afirma Cristian De La Torre, gerente da RC Online – um dos expositores da tecnología na feira.

“A distância que o equipamento pode se afastar do controle é de dois quilômetros, e com revezamento de controladores, isso é significativo. O custo também é acessível, estamos falando de U$S 4,6 mil por um dos mais avançados drones do mundo, da marca DJI, modelo Spy One, completo – ou seja, com rádio, câmera, etc”, explica ele.


De acordo com o especialista, há ainda muito mercado a ser explorado: “essa é uma tecnologia que chegou agora, muito nova. Eu projeto que em três ou cinco anos vamos ter equipamentos muito mais inteligentes, mais baratos, mais fáceis de operar, etc. Penso que chegou uma ferramenta para ficar por muitos anos”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.