CI

EUA devem frear produção de soja e milho em 2015, diz o Usda

Mercado pode forçar encolhimento das lavouras norte-americanas após superprodução


A colheita de uma safra monstruosa de grãos neste ano deve obrigar os Estados Unidos a pisarem no freio e diminuir tanto a área destinada ao plantio de milho quanto a extensão dedicada à soja na temporada2015/16. Em relatório divulgado nesta quinta-feira, o Usda, o Departamento de Agricultura do país, estimou que plantações do cereal cobrirão 35,6 milhões de hectares no próximo ciclo, 1,2 milhões (3,2%) abaixo da área cultivada na temporada atual (36,8 milhões t), enquanto o plantio de soja deverá cair 100 mil hectares (0,2%), para 34 milhões de hectares.

As projeções do governo norte-americano contrariam a expectativa do mercado, que aposta em um novo aumento da área de soja em detrimento do milho. Consultorias privadas calculam que perto de 500 mil hectares possam migrar do cereal para a oleaginosa na temporada 2015/16.

Nas contas do Usda, com área menor e índices de produtividade de volta à linha de tendência após o pico de 2014/15, a produção de milho deve recuar a 341,5 milhões de toneladas e a safra de soja cair a 103,96 milhões de toneladas. Neste ciclo, cuja colheita foi encerrada a poucas semanas, os EUA retiraram dos campos 365,95 milhões e 107,7 milhões de toneladas, respectivamente.

Os números antecipados hoje pelo Usda integram uma prévia do Baseline Projections, relatório de perspectivas de longo prazo que é divulgado pelo órgão no começo do ano e serve como referência de orçamento e formulação de políticas para o governo norte-americano. O documento completo, que inclui também estimativas de comércio internacional de grãos, será anunciado no dia 11 de fevereiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.