CI

Emater/RS-Ascar promove capacitação sobre mercados institucionais

Durante a capacitação, os participantes ouviram o relato de duas experiências da região


Na quinta-feira (20/01) a capacitação aconteceu no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen

Com o objetivo de qualificar o processo de compra e venda da agricultura familiar para os mercados institucionais, especialmente para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen e a Unidade de Cooperativismo (UCP) promoveram nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/01) uma capacitação para os chefes dos 42 Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar. Na quinta-feira (20/01) a capacitação aconteceu no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen para os municípios da região Médio Alto Uruguai, e na sexta-feira no Sintraf, em Sarandi, para os municípios da região Rio da Várzea.

"A intenção dessa capacitação foi qualificar o trabalho nos municípios, em que é papel da Emater articular as entidades e famílias fornecedoras de produtos, aproximar as entidades compradoras e, dessa forma, valorizar a produção local, estimulando o consumo de alimentos da agricultura familiar, melhorando a alimentação dos escolares e da população como um todo", explicou a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer.

A convite da Emater/RS-Ascar, professoras da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), participaram da capacitação e puderam deixar sua mensagem sobre a importância dessa parceria e do importante papel do extensionista rural na identificação e acompanhamento dos agricultores na produção dos alimentos.

A assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer, abordou os temas segurança e soberania alimentar e apresentou um panorama da situação alimentar e da saúde da população brasileira. A coordenadora da Unidade de Cooperativismo (UCP) de Frederico Westphalen, Márcia Faccin, falou sobre o cenário regional e as tendências de mercado e consumo. O técnico em desenvolvimento rural da UCP, Marcos Cezar Pandolfo, tratou sobre compras públicas da agricultura familiar e legislação. 

Durante a capacitação, os participantes ouviram o relato de duas experiências da região. O município de Erval Seco contou sua experiência envolvendo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o município de Palmitinho o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

"Há muito espaço para a produção de alimentos na nossa região. Por isso, estamos trabalhando para fomentar esses mercados institucionais, as feiras locais e outras formas de comercialização. Os valores de recursos que circulam na região através de mercados institucionais e feiras são muito expressivos, isso é agregador de valor entre as famílias. Por isso, nossas equipes estão sendo capacitadas para atuar com essa realidade", afirmou Dulcenéia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.