CI

Dia de Campo sobre grandes culturas reúne mais de mil produtores em Restinga Seca

As visitas ocorreram das 7h às 10h, com almoço às 12h30, quando foi servido ao público um carreteiro e sobremesa


As visitas ocorreram das 7h às 10h, com almoço às 12h30, quando foi servido ao público um carreteiro e sobremesa

Mais de mil produtores rurais participaram na quinta-feira (19/01) do Dia de Campo sobre Grandes Culturas, promovido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Sindicato Rural de Restinga Seca, Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel), prefeitura e Emater/RS-Ascar, no Centro de Eventos de Restinga Seca.

As seis estações do Dia de Campo foram montadas no campo experimental do Centro de Eventos, sendo que quatro delas ficaram a cargo do Irga (Projeto 10+1 Manejo da Entressafra e Cultivares, Projeto 10+2 Implantação da Cultura, Daninhas e Irrigação, Projeto 10+3 Manutenção do Potencial e Resultados e Projeto Soja 6000), uma quinta estação sob os cuidados da Emater/RS-Ascar (Manejo Integrado da Soja e Milho com ênfase no MIP) e a sexta estação sob a responsabilidade da Cotrisel (Doenças em Soja). 

"As estações deram ênfase ao manejo das culturas para altas produções de grãos. Além disso, na estação da Emater, apresentamos dois híbridos de milho da Embrapa para o consumo in natura, as cultivares BRS vivi e BRS 3046", explicou o engenheiro agrônomo do escritório municipal da Emater/RS-AScar de Restinga Seca, Rodrigo Bomicieli de Oliveira.

Conforme Oliveira, a primeira cultivar "é um milho doce que possui um teor de açúcar ao redor de 25% maior que o da cana-de-açúcar, que possui 20%, e a segunda é um lançamento, de milho verde com alta produção de espigas e com um ótimo tempo de duração dela própria para o consumo no pé. Ainda foram colocados sobre a possibilidade de utilizar essas cultivares como áreas de refúgio quando cultivado o milho resistente à lagarta", completou o extensionista. As visitas ocorreram das 7h às 10h, com almoço às 12h30, quando foi servido ao público um carreteiro e sobremesa de arroz doce. 

À tarde, os produtores participaram de oficinas de tecnologia de aplicação e regulagem de pulverizadores, identificação de doenças em arroz, dinâmica de máquinas e culinária à base de arroz.

"Muitas empresas estiveram presentes, tanto do município quanto de fora, onde o público pode visitar os estandes e conferir além de tecnologias em agroquímicos para as culturas, também carros e maquinas agrícolas", finalizou Rodrigo Bomicieli de Oliveira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.