CI

Curso do Senar em Malacacheta ensina como evitar o desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos é uma realidade em alguns setores em Malacacheta, no Vale do Mucuri.

O desperdício de alimentos é uma realidade em alguns setores em Malacacheta, no Vale do Mucuri. Nos restaurantes, no comércio e até nas escolas, por exemplo, produtos bons para o consumo muitas vezes são perdidos. E justamente para evitar esta situação, que trabalhadoras rurais, cantineiras de uma escola da cidade, passaram a adotar algumas medidas econômicas e até mesmo preventivas.

Elas foram capacitadas e qualificadas por meio de um curso realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Malacacheta em parceria com o Senar Minas. O evento aconteceu na Escola Estadual Mestra Zulmira e teve instrução da nutricionista Paula Figueiredo Pereira.

“A principal expectativa da escola era que as participantes aprendessem principalmente a utilização correta e o armazenamento de alimentos para evitar perdas e desperdício”, explicou a instrutora.

Neste curso as participantes aprenderam também sobre higienização, organização, alimentação adequada, planejamento, elaboração de cardápio com técnicas de preparo, grupos de alimentos e conservação dos mesmos. “A turma teve um desempenho muito bom. Todas participaram com muito interesse, se demonstraram satisfeitas e com expectativas cumpridas”, contou Paula Figueiredo.

“Felizmente as cantineiras já tinham esse cuidado em evitar o desperdício de alimentos. O curso de Planejamento de Cardápios foi importante no sentido de reafirmar essa necessidade e para incentivar as participantes na elaboração de cardápios mais nutritivos, usando integralmente os alimentos”, afirmou o mobilizador do sindicato de Malacacheta, Gilmar José Ferreira dos Santos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.