CI

Cheia do Rio Acre é tema de audiência com ministro


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, se reuniu com líderes da bancada federal acreana, nesta quarta-feira (04.03), para discutir medidas de apoio aos produtores rurais prejudicados com a enchente do Rio Acre. A cheia atinge a população de diversos municípios do estado e também afetou a produção familiar que, segundo os parlamentares, foi integralmente perdida.

Durante o encontro, o ministro destacou quais serão as primeiras providências da pasta e salientou a necessidade de cooperação com outras esferas do Governo Federal. “Vamos acionar a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal), para prestar todo o apoio à população rural. Além disso, é necessário articular ações conjuntas com a Companhia Nacional de Abastecimento, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, explicou.

Patrus Ananias salientou que também vai debater soluções junto a instituições financeiras para minimizar os prejuízos que atingiram os trabalhadores do campo. “Vamos marcar uma reunião com a diretoria do Banco do Brasil para verificar se é possível rever prazos para o pagamento de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) já contratados. Também é importante discutir uma linha de crédito específica, para que os agricultores possam plantar na entressafra e compensar os danos causados à produção.”

Para o coordenador da bancada acreana, Raimundo Angelim (PT/AC), a contribuição do MDA é essencial para que os agricultores familiares da região possam recuperar a produção e, com isso, ajudar o restante da população. “Se os produtores puderem reaver o que foi perdido e continuar contribuindo com a segurança alimentar das famílias atingidas, já será um grande passo.”

Rio Acre

As enchentes já deixaram cerca de 12 mil pessoas desabrigadas, segundo o último boletim divulgado Ministério da Integração Nacional. As fortes chuvas que atingem o estado da região Norte castigam moradores de nove dos 22 municípios acreanos: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Manuel Urbano, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Xapuri.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.