CI

Cadeia produtiva da piscicultura será tema de workshops durante a Agrotins 2017

A cadeia produtiva da piscicultura do Estado estará em foco na 17ª edição da Agrotins 2017, que acontecerá de 9 a 13 de maio


A cadeia produtiva da piscicultura do Estado estará em foco na 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017), que acontecerá de 9 a 13 de maio. A proposta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) é, por meio de workshops, abordar maneiras de desenvolver a cadeia da criação de peixes, atividade estratégica para a economia e para a segurança alimentar do Tocantins.
 
Os detalhes acerca dos eventos foram discutidos na tarde desta quarta-feira, 29, em reunião realizada na Seden, entre técnicos da pasta,  representantes do Núcleo de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) no Tocantins e membros do Núcleo Gestor da Piscicultura.
 
Gerente de Arranjos Produtivos Locais da Seden, Marcondes Martins destacou que a reunião foi um importante momento de alinhamento da estratégia de ação. “Passamos a ideia que a Seden vem construindo aos parceiros, em busca de contribuição, para tornar o evento uma construção coletiva que atenda aos interesses da cadeia produtiva”, enfatizou.
 
A proposta é que os workshops contribuam para organizar e estruturar a produção e o mercado de pescado no Estado, reduzindo a informalidade e os custos de produção e logística. Ainda, atrair investimentos para o setor e levantar questões que ajudem a tornar a legislação tocantinense mais atraente em relação à de outros estados.
 
Serão três momentos com focos distintos, entre os dias 9 e 11 de maio. No primeiro dia serão abordados assuntos relacionados à produção, como a técnica para aumentar a eficiência da produção; a difusão de pesquisa e inovações; e a infraestrutura logística. No segundo dia, um talk show destacará investimentos para o setor da piscicultura e oportunidades de negócios. E no terceiro dia, serão tratadas questões sobre políticas públicas para desenvolver a atividade, bem como a questão do acesso ao crédito ao produtor.
 
Piscicultura no Tocantins
O Tocantins ocupa 15º posição na produção nacional de peixes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2015. Em 70% dos municípios do Estado a piscicultura comercial está presente, porém em alguns de forma informal. A cadeia produtiva da piscicultura movimenta cerca de R$ 180 milhões ao ano e gera cerca de 4.500 empregos diretos e 6.750 indiretos.
 
A cadeia da piscicultura do Estado conta com frigoríficos para o abate de peixes e laboratórios para a produção de alevinos. Porém, um dos gargalos da cadeia está no setor de insumos e serviços. O Tocantins possui apenas uma fábrica de ração para peixe.
 
Dentre as espécies de peixes encontradas em criações no Estado estão o Tambaqui, a Caranha, o Piau, o Pirarucu, o Matrinxã e o Cachara.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.