CI

Efeito do milho geneticamente modificado MON810 sobre a lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda

Efeito do milho geneticamente modificado MON810 sobre a lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda


No Brasil, as perdas médias de produção promovidas por  Spodoptera frugiperda em milho variam de 17 a 38,7%. Essa espécie promove os maiores prejuízos quando as infestações ocorrem no estádio fenológico de oito a dez folhas da cultura. Com o advento da biotecnologia, foi desenvolvida uma nova tática de controle de pragas que consiste nas plantas geneticamente modificadas resistentes a insetos, as quais representam uma nova abordagem no controle de pragas. O presente estudo teve por objetivo avaliar o efeito do milho MON810, que expressa a toxina Cry1Ab, em S. frugiperda, sob condições de campo e com infestação natural da praga, nas safras de 1999/2000 e 2000/2001. O milho MON810 reduziu significativamente a infestação de lagartas de S. frugiperda e consqüentes danos às plantas, em comparação com o milho convencional. Os resultados obtidos na presente pesquisa permitiram concluir que o milho MON810 foi efetivo na proteção da cultura em relação às infestações e danos de S. frugiperda.

 

Veja o artigo na integra clicando aqui.

 

Autores: Odnei D. Fernandes, José R. P. Parra, Antonio F. Neto, Rubens Pícoli, Adriano F. Borgatto e Clarice G. B. Demétrio

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.