CI

Desempenho genotípico de linhagens de arroz de terras altas utilizando metodologia de modelos mistos



Avaliou-se o desempenho de genótipos de arroz de terras altas utilizando metodologia de modelos mistos. Foram utilizados dados de produtividade de grãos dos ensaios de valor de cultivo e uso (VCU) do programa cooperativo de melhoramento de arroz de terras altas, desenvolvido em Minas Gerais, no período de 1997/1998 a 2007/2008. Realizou-se análise de deviance para verificar a significância dos efeitos de genótipos e suas interações com locais e anos, obtendo-se a estabilidade e a adaptabilidade genotípicas, com os métodos da média harmônica dos valores genotípicos. Os efeitos de genótipos, genótipos x locais e genótipos x anos foram estatisticamente significativos (p≤0,05). As linhagens e cultivares mais estáveis foram: Curinga-3, CNA 8983, Guarani, BRSMG Caravera e CNA 8824. Com maior adaptabilidade, estabilidade e produtividade de grãos, simultaneamente, destacaram-se a BRSMG Caravera, Curinga-3, MG 1089, MG 1097 e CNA 8436. A BRSMG Caravera, entre todas as cultivares e linhagens avaliadas de 1997 a 2008, foi a de melhor desempenho pela MHPRVG, ou seja, maior estabilidade, adaptabilidade e produtividade de grãos, simultaneamente, roporcionando aos orizicultores de Minas Gerais alta segurança no seu cultivo.

Veja o artigo na integra clicando aqui.

Autores: Vanderley Borges; Antonio Alves Soares; Moizés Souza Reis; Marcos Deon Vilela Resende; Vanda Maria Oliveira Cornélio; Natália Alves Leite; Antonio Rodrigues Vieira

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.