CI

Depressão por endogamia em populações de milho-pipoca

Depressão por endogamia em populações de milho-pipoca


Oito populações de milho-pipoca (CMS-42, CMS-43, Zélia, RS-20, Catedral, Zaeli, UEM-J1 e UEM-M2) foram avaliadas com o objetivo de obter estimativas de depressão por endogamia, componentes genéticos de média e comparar essas estimativas por grupos de populações. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema de parcelas subdivididas, cujos tratamentos primários foram os níveis de endogamia (S1 e S0) e os tratamentos secundários, as populações, com três repetições, em dois anos agrícolas (1998/99 e 1999/00). Foram avaliadas várias características, com ênfase no rendimento de grãos (RG) e na capacidade de expansão (CE). O método de GARDNER (1965) foi empregado para obter as estimativas dos componentes genéticos de médias. Observaram-se menores valores de depressão por endogamia e predominância de efeitos gênicos aditivos para CE em relação ao RG. A depressão endogâmica para rendimento de grãos foi maior no grupo dos compostos em relação às populações não melhoradas e à população melhorada. A probabilidade de sucesso na obtenção de linhagens vigorosas e de alta capacidade de expansão é baixa para todas as populações.

 

Veja o artigo na integra clicando aqui.

 

Autores:GUSTAVO ANDRÉ SIMON, CARLOS ALBERTO SCAPIM, CLESO ANTÔNIO PATTO PACHECO, RONALD JOSÉ BARTH PINTO, ALESSANDRO DE LUCCA E BRACCINI, AELTON TONET

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.