CI

Análise dialélica e heterose de populações de milho-pipoca

Realizaram-se cruzamentos dialélicos entre nove populações de milho-pipoca (Zea mays L.).


Realizaram-se cruzamentos dialélicos entre nove populações de milho-pipoca (Zea mays L.) – UNB-2, RS-20, UEM-J1, UEM-M2, CMS-42, CMS-43, Viçosa, Beija-flor e a geração avançada do híbrido triplo Zélia – para a obtenção dos 36 híbridos F1’s a fim de alcançar informação dos valores da capacidade combinatória e heterose. Essas populações e os F1’s foram avaliados em ensaios, em dois anos agrícolas (98/99 e 99/00), em Iguatemi (PR), com três repetições por ano. Os resultados permitiram recomendar compostos formados entre as populações de alta capacidade geral de combinação (CGC) para rendimento de grãos, UNB-2 e CMS-42 e as populações de alta CGC para capacidade de expansão, Zélia, RS-20 e UEM-M2. As populações Beija-flor e RS-20 foram recomendadas para iniciar programa de seleção recorrente recíproca, pois se complementam em relação ao rendimento de grãos e à capacidade de expansão (CE). Para CE, houve heteroses positiva e negativa, verificando-se dominância não unidirecional.

Veja o artigo na integra clicando aqui.

Autores: Carlos Alberto Scapim, Cleso Antônio Patto Pacheco, Aelton Tonet, Alessandro de Lucca e Braccini, Ronald José Barth Pinto

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.