CI

Publicado o edital da seleção de empreendimentos para a Biofach América Latina

Dez empreendimentos de produção orgânica serão selecionados


Está aberto o processo seletivo para a Bio Brazil Fair | Biofach America Latina, maior evento de negócios e produtos orgânicos da América Latina. A feira será montada no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, de 7 a 10 de junho. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) seleciona, entre o dia 23 de março e 9 de abril, empreendimentos do setor para representarem o país durante o evento. A Biofach reúne empresas líderes de mercado que querem ampliar o volume de negócios e se aproximar do varejo e dos consumidores, além de estreitar a relação com os próprios agricultores familiares.

Dez empreendimentos de produção orgânica serão selecionados. Eles devem ter obrigatoriamente certificação de orgânico, por auditoria, participativa ou por organização de controle social; e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica. Os que tiverem o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) ou fizerem a solicitação até a data limite da inscrição receberão maior pontuação na seleção.

Esta é a 13ª edição da Bio Brazil Fair | Biofach America Latina. A Sead esteve presente em cinco delas. "É uma importante oportunidade para a agricultura familiar mostrar os seus produtos. Temos ainda como propiciar troca de informações e de experiências que podem ajudar a aprimorar as nossas políticas. A Biofach Brasil é uma continuidade do trabalho que apresentamos para o mundo na Biofach da Alemanha, em fevereiro, e os benefícios e vantagens gerados com a participação vão além dos negócios fechados", afirma o secretário da Sead, José Ricardo Roseno. 

Cada empreendimento selecionado terá estande decorado, espaço equipado para expor e comercializar os produtos, catálogo de apresentação comercial, além de rodadas de negócio para palestras durante o período da feira. Para conhecer o edital, basta acessar este link e preencher o formulário de inscrição

Representatividade

Em 2015, a maior participação foi a dos empreendimentos da Região Sul do país, principalmente, pela proximidade com São Paulo, onde também foi organizada a última edição. As regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste foram bem representadas e comercializaram produtos como arroz, doces de umbu, mel, polpas de frutas, café orgânico, castanha do Brasil e sucos. 

A Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, é considerada o maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina. Tem como objetivo oferecer a produtores e fabricantes a oportunidade de alavancar vendas, captar novos compradores e disseminar os benefícios dos produtos orgânicos. Participam da feira produtores, indústrias, projetos governamentais, fornecedores de insumo e tecnologia, certificadores e consultorias. Este é o grande encontro anual do mercado orgânico no Brasil.

Saiba mais

O mercado de produtos orgânicos é um dos que mais crescem no Brasil. O setor ganhou impulso depois da regulamentação em 2011 – que instituiu a obrigatoriedade de certificação e um selo de garantia para orientar o consumidor – e vem crescendo a taxas significativas desde então. Em 2016, o faturamento chegou a R$ 3 bilhões, um crescimento de 20% sobre o ano anterior.

Neste link é possível ler as notícias da participação brasileira na Biofach da Alemanha em 2017.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.