CI

Oficina de hortas urbanas é realizada em Osório

A Emater/RS-Ascar realizou, durante a manhã da última quarta-feira, uma oficina de hortas urbanas em parceria com a Apae de Osório


A Emater/RS-Ascar realizou, durante a manhã da última quarta-feira (22/03), uma oficina de hortas urbanas em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Osório. A atividade, que ocorreu na sede da Associação no município, deu início às ações deste ano do Projeto Abraçando a Natureza. Um dos objetivos da oficina era difundir a ideia de que qualquer espaço urbano, independentemente do tamanho, pode receber uma pequena horta.

A atividade também estava inclusa nas ações do Projeto Itinerante da Transpetro na comunidade, que forneceu insumos, mudas, ferramentas (pás, ancinho, sacho, enxada, arrancador e vassouras) e um carrinho de mão que servirão para a continuidade e manutenção da horta. A oficina contou com atividades práticas de cultivo de hortaliças e condimentos e atendeu a cerca de 50 alunos da unidade. 

A prática de montar a horta estimula o contato dos alunos com a natureza, a alimentação saudável e a sociabilidade. Além da horta, os participantes puderam acompanhar o resultado do composto orgânico iniciado no ano anterior, que produziu o adubo orgânico utilizado na horta.

Para o extensionista da Emater/RS-Ascar Claudionir Ávila, foi gratificante ver os alunos entusiasmados com o plantio das novas mudinhas no canteiro da horta. "Ao aproveitar os condimentos, incentivamos a alimentação natural, livre dos prejuízos de temperos industrializados. O que é plantado está rico em vitaminas e sais minerais", afirma. 

Para Marta Rocha, vice-diretora da Escola de Educação Especial Vó Eugênia (Apae/Osório), esta proximidade com a terra, o plantio e o cuidado com as mudas auxilia na autoestima dos alunos, pois as atividades propiciam que se sintam valorizados e capazes. "A iniciativa reforça com as famílias dos nossos alunos a percepção de quanto seus filhos devem e podem ter autonomia", ressaltou Marta.

Antes de iniciar a oficina, as professoras responsáveis pelos alunos fizeram uma reflexão sobre a importância da água para nossa sobrevivência, destacando o Dia Mundial da Água comemorado no mesmo dia da realização da atividade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.