CI

EXPOAGRO 2017 - Seminário debate políticas públicas para a erva-mate

Expoagro Afubra que se encerra na última quinta-feira, organizou um Seminário para discutir políticas públicas para a erva-mate


Com a presença de autoridades, lideranças, representantes de entidades ligadas ao setor ervateiro, produtores e viveiristas foi realizado no auditório da Expoagro Afubra - que se encerrou nesta quinta-feira (23/03), no Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo - um Seminário para discutir políticas públicas para a erva-mate. A coordenação do evento ficou com o Instituto Brasileiro da Erva Mate (Ibramate), com o apoio de outras entidades, entre elas a Emater/RS-Ascar e o Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate).

Entre as painelistas, esteve a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lúcia Souza, que abordou o recém-lançado Programa Estadual de Melhoria da Qualidade da Erva-Mate da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS), do Governo do Estado. A política pública visa a contribuir para a adoção de boas práticas na produção e no beneficiamento da erva-mate, para o aumento da produtividade, o resgate do melhoramento genético dos ervais gaúchos, aumento da renda e para o fortalecimento da organização da cadeia produtiva.

Outros integrantes da mesa de debates foram o presidente do Ibramate Valdir Zonin, que abordou as ações da entidade nos últimos quatro anos; o secretário executivo do Fundomate, Tiago Fick que projetou as atividades previstas pela Instituição em 2017 e o diretor da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber, que fez a divulgação do chimarrão. O deputado estadual Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar Gaúcha da Erva-Mate, e deputado federal Afonso Hamm também abordaram políticas públicas para o setor, entre elas a PL 4137 - Política Nacional da Erva-Mate.

Para Weber há que se explorar e valorizar o potencial da erva-mate, que pode ser utilizada não apenas na tradicional bebida dos gaúchos, mas para a elaboração de fitoterápicos, produtos de higiene e até mesmo cerveja. "A multiplicação de ervais em consórcio com as florestas nativas também será ponto de discussão da frente parlamentar para a possível elaboração de projeto de lei para o setor", enfatizou. Para Zonin, iniciativas como o seminário são importantes para a consolidação da erva-mate nos debates. "Somente desta forma será possível a valorização do setor", completou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.