CI

BSCA: Estão abertas as inscrições para os campeonatos brasileiros de barismo

Disputa de Brewers Cup, Coffee In Good Spirits, Cup Tasters e Latte Art ocorrerão em Varginha (MG), de 28/04 a 1º/05


A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) informa que estão abertas as inscrições para as competições nacionais de barismo em 2017. Serão realizadas, este ano, as nonas edições dos Campeonatos Brasileiros de Latte Art, Cup Tasters e Coffee In Good Spirits e a sexta edição do Campeonato Brasileiro de Brewers Cup. Os profissionais interessados podem se inscrever diretamente no site da entidade, através do link http://bsca.com.br/worldcoffeeevents.php.
 
Todas as etapas serão realizadas de 28 de abril a 1º de maio deste ano, em Varginha (MG), no Via Café Garden Shopping, e integram as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Estão disponibilizadas 16 vagas para os campeonatos brasileiros de Latte Art, Brewers Cup e Coffee In Good Spirits e 20 vagas para o de Cup Tasters. Os campeões de cada categoria garantem classificação para os campeonatos mundiais, que ocorrerão entre os dias 13 e 15 de junho, em Budapeste, na Hungria.
 
Desde setembro de 2016, a BSCA é a National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Esse status confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, as quais conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers; (iv) Coffee in Good Spirits; (v) Cup Tasters; (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco).
 
A diretora executiva da BSCA, Vanusia Nogueira, explica que a Associação realizará seis certames este ano – exceção à modalidade Cezve Ibrik –, com as competições nacionais de Baristas e Roasters previstas para o segundo semestre, já que seus campeonatos mundiais ocorrerão em novembro e dezembro.
 
Vanusia também enaltece a convergência em qualidade entre a entidade e os baristas. “O principal objetivo da BSCA e da WCE é promover a excelência em café e, nessa orientação, o barista é um profissional fundamental para a valorização do produto junto aos consumidores”, conclui.
 
Sobre as competições
BREWERS CUP - Competição focada no preparo de café pelo método filtrado e manual, com os competidores devendo empregar suas técnica e habilidade para extrair o melhor do café coado. Confira o regulamento do campeonato brasileiro de 2017: http://bsca.com.br/pdf-folder/brewers___campeonato_nacional_2017.pdf.
 
COFFEE IN GOOD SPIRITS - Disputa em que se valoriza o preparo de bebidas alcoólicas à base de café, com os competidores demonstrando habilidades de barmen. Na competição, exige-se o preparo de Irish Coffees (feitos com café, uísque, açúcar e creme) e bebidas de assinatura quentes ou frias, com álcool e ingredientes livres. Veja o regulamento da competição nacional de 2017: http://bsca.com.br/pdf-folder/coffee_in_good_spirits___campeonato_nacional_2017.pdf.
 
CUP TASTERS - A competição visa a avaliar o conhecimento dos competidores na distinção de cafés. São realizados testes triangulares, com o preparo de duas xícaras idênticas e uma diferente, com o objetivo de que o competidor a distinga. Acesse o regulamento do campeonato 2017: http://bsca.com.br/pdf-folder/cup_tasters___campeonato_nacional_2017.pdf.
 
LATTE ART - O formato da disputa exige que os competidores preparem dois cappuccinos com latte art idênticos, usando café e leite e apenas espresso e leiteiras como ferramentas, dois macchiatos e duas bebidas de assinatura própria à base de leite e café, que podem ser "desenhadas" com a ajuda de acessórios para dar forma ao desenho. Confira o regulamento da competição brasileira deste ano: http://bsca.com.br/pdf-folder/latte_art___campeonato_nacional_2017.pdf.
 
Serviço:
Campeonatos Brasileiros de Barismo 2017
Data: 28/04 a 1º/05
Local: Via Café Garden Shopping, em Varginha (MG)
Mais informações: Juliana Roque - (35) 3212-4705 / 3212-6302 / [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.