CI

Vinte e um produtos do PGPAF serão atualizados na próxima safra

Atualização dos custos é a base para definição do preço de garantia do programa para a próxima safra


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai atualizar, até o fim do ano, os custos de produção de produtos contemplados pelo Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF). Segundo o diretor substituto do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção (DFPP/SEAD), José Carlos Zukowski, a atualização dos custos é a base para definição do preço de garantia do programa para a próxima safra, que terá início em julho de 2017.

“Esse levantamento é feito com os produtos da agricultura familiar que já fazem parte do programa. Todo ano é realizada uma revisão desses itens e qualquer um, dos mais de 40 produtos, está sujeito à atualização. A Conab faz dois levantamentos: o custo de produção que é um trabalho anual, e o levantamento de preços, que é um trabalho mensal”, explica.

Para a realização desse levantamento, foram liberados, na última semana, R$ 100 mil por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e a Conab.

A Conab é responsável por levantar os custos de produção, o que é a base para definição do preço garantidor dos produtos que estão contemplados no PGPAF. O levantamento mensal dos preços de mercado também é responsabilidade dessa empresa pública para a operacionalização do Programa. Assim, quando o preço de mercado do produto contemplado pelo PGPAF estiver abaixo do preço garantidor, o agricultor receberá um bônus em forma de desconto no pagamento do seu financiamento do Pronaf.

/com informações da Conab

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.