CI

Valtra amplia família de colheitadeiras e expõe pela primeira vez no RS a BC6800

Marca fecha a renovação de suas máquinas axiais e disponibiliza a mais alta tecnologia na classe 6


Durante a 38ª edição da Expointer, que ocorre em Esteio (RS), entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, a Valtra apresenta pela primeira vez ao público gaúcho a BC6800 – uma colheitadeira classe 6 com cara de classe 7, que foi desenvolvida com conceitos inovadores, para que a máquina possa trabalhar como nenhuma outra da categoria, apresentando alta performance e economia de combustível. Isto porque, em condições ideais de terreno, colheita, e logística, a nova colheitadeira faz em média 60 hectares/dia.

A BC6800 tem as principais características das “irmãs maiores” (a BC7800 e BC8800), como: o sistema TriZone, que inclui côncavos bi-partidos com suspensão, um novo canal alimentador do rotor e um sistema de limpeza multiestágios. Outros diferenciais dessa colheitadeira classe 6 são: o rotor de 70 centímetros de diâmetro e 3,56 metros de comprimento, o maior da categoria. Tanque de grãos com capacidade de 10.570 litros e descarga de 88 litros/segundo, além de design surpreendente, que foi totalmente pensado para ser mais funcional.

“A cabine, por exemplo, foi toda redesenhada para proporcionar mais conforto e visibilidade ao operador. Agregando agora suspensão pneumática ao assento, retrovisores com acionamentos elétricos e ar condicionado digital. Também temos todas as funções e controles concentrados em um só lugar: no monitor de tela, que é colorida e touchscreen”, detalha Gilberto Dutra, coordenador de marketing do produto da Valtra.

Conheça abaixo um pouco mais dos itens inovadores que integram a BC6800 e a diferenciam de todas as colheitadeiras classe 6 já produzidas no Brasil:

Sistema de limpeza multiestágios: consiste em um fluxo de ar direcionado, suportado por um ventilador de grande capacidade, que amplia a velocidade do ar e o direciona para uma saída acima da peneira de pré-limpeza, eliminando assim tudo o que não for grão. Com isso, a máquina oferece maior capacidade de limpeza e diminui a sensibilidade de colheita em terrenos inclinados.

Sistema de resfriamento V-Flow: o V-Flow é mais um sistema inovador da Valtra. O exclusivo formato em ”V” e distribuição dos radiadores ‘proporciona um desempenho muito superior em relação ao tradicional sistema de tela rotativa. O acionamento inteligente da reversão do ventilador garante que a entrada de ar do sistema esteja sempre livre de obstruções, isso elimina a necessidade de manutenção diária do sistema, reduzindo custos e a necessidade de parada para manutenção. Pois o sistema reverte a ação de aspiração do ar externo com base na temperatura, e, automaticamente a cada 15 minutos ou manualmente a partir do terminal C2100 dentro da cabine do operador. Nada é mais moderno que este sistema em colheitadeiras de grãos.

Sistema de suporte de côncavos em H: São 12 as seções de côncavos, seis ao lado direito e seis ao lado esquerdo. Com ele, foi possível reduzir o peso dos conjuntos e permitir uma fixação simples e rápida para instalação, tornando mais fácil a remoção ou troca dos côncavos para adequar a configuração. Isso representa mais autonomia para o operador, pois agora é possível fazer este trabalho sozinho. Em outros modelos, sempre é necessário o auxilio de outra pessoa. Além disso, como o sistema é composto por mais seções individuais, os custos de reposição podem ser menores, em caso de danos por objetos estranhos. Vale destacar também que a seção de trilha tem 1.250 mm de comprimento e ângulo de envolvimento de 142 graus, conferindo uma área total de 1,36 m². Para a seção de trilha, temos três tipos diferentes de côncavos: arame fino, arame grosso e barra redonda. Estas opções permitem que os côncavos sejam configurados para atender às diferentes culturas e condições. Os côncavos são suportados por uma estrutura em forma de H e contam com uma proteção exclusiva contra sobrecargas através de um sistema de suspensão por molas. Este sistema de suspensão é projetado para evitar possíveis danos ao sistema de trilha, onde o movimento da mola, de aproximadamente 12,7 mm busca absorver uma pressão superior de 450 Kg.

Motor AGCO POWER e controle operacional: alimentada pelo motor AGCO Power de 84 WI de 8,4 litros e 6 cilindros em linha, a BC6800 possui 350 cv (potência nominal), 370 cv (potência máxima) e 380 cv (potência reserva). Proporcionando mais potência, a colheitadeira entrega mais capacidade. Além disso, todos os controles da máquina estão ao alcance das mãos e a um toque da tela, pois o Terminal C2100 com touchscreen é facilmente ajustado à altura e ângulos desejados por meio do suporte deslizante. O console, à direita, mantém todas as múltiplas funções da colheitadeira próximo dos dedos. E a alavanca multifunção giratória busca aumentar ainda mais o conforto operacional durante toda a jornada de trabalho.

Tecnologia embarcada: produzida para trabalhar com os mais modernos conceitos em equipamentos para agricultura de precisão, a BC6800 está preparada para absorver opcionais como a telemetria AgCommand (monitoramento de máquinas agrícolas à distância), monitor de produtividade Fieldstar II (sistema para mapeamento de produção da lavoura) e piloto automático AutoGuide 3000.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.