CI

Troca de experiências marca curso de formação para jovens rurais da América Latina

IV Curso de Formação para Jovens Rurais da Agricultura Familiar


O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, participou da troca de experiências para a integração da juventude latino-americana, na noite de quarta-feira (19/11), durante o IV Curso de Formação para Jovens Rurais da Agricultura Familiar da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), que ocorre em Brasília.

Durante conversa com os jovens de dez países da América Latina, Müller destacou a importância histórica da capacitação para jovens da Reaf, dentro do processo de consolidação do Mercosul. “Este é um sonho que está se realizando, no passado, muitas pessoas sonharam que era possível construir uma agenda de integração latino-americana. Uma integração a partir dos povos e suas identidades, com o fortalecimento dos estados e dos movimentos sociais. Hoje, impulsionamos ainda mais este processo”.

Ao contar sua história de vida, Müller lembrou que, assim como muitos dos jovens presentes no curso, ele também é filho de agricultores familiares. “Como filho de agricultores sei os desafios que os jovens do campo têm, e este momento de troca é importante, pois tenho certeza que somente com o diálogo podemos qualificar as políticas públicas”, pontuo ao reforçar que a agricultura familiar é fundamental para garantir a soberania alimentar e o desenvolvimento sustentável.

Sucessão rural

A pernambucana de Afogados da Ingazeira, Adriana do Nascimento Silva, 27, avalia que o encontro serve tanto para troca de experiências quanto para o fortalecimento do debate sobre sucessão rural. “A gente se enxerga, vê nestes outros países situações que são bem parecidas com a nossa realidade, principalmente, na relação jovem-agricultura. No final todos queremos o mesmo objetivo: a América do Sul olhando com atenção para agricultura familiar, para que a juventude permaneça no campo.”

Para o argentino Lautaro Viscay, secretário técnico da Reaf, o encontro mostra a possibilidade de diálogo efetivo dentro do Mercosul para a construção de identidades comuns. “Esta é uma conversa possível dentro do Mercosul, entre os movimentos sociais e os governos, para construir e aprimorar as políticas públicas para o desenvolvimento rural. A integração é o eixo principal de todas as ações que estamos desenvolvendo dentro deste encontro”, destacou. Ele pontuou ainda que os participantes conversam principalmente sobre o acesso ao crédito, habitação rural, qualificação da educação no campo e tecnologias produtivas e de comunicação.

O curso, que reúne 46 jovens da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Nicarágua, Paraguai, Uruguai e Venezuela, vai até sábado (22) e visa a troca de experiências e o fortalecimento da juventude rural das nações participantes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.