CI

Trigo tolerante ao calor é desenvolvido nos EUA

Para chegar à planta transgênica, genomas de diferentes espécies de climas quentes foram estudados


Cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, desenvolveram um trigo geneticamente modificado (GM) capaz de tolerar altas temperaturas. Para chegar à planta transgênica, genomas de diferentes espécies de climas quentes foram estudados, a exemplo do arroz. Entretanto, foi no DNA da uva que os pesquisadores encontraram um gene que, quando introduzido no cereal, resulta em uma produtividade até 35% maior.

A fase mais crítica do crescimento do trigo é o desenvolvimento dos grãos, cuja temperatura ideal é entre 15 e 18 graus Celsius. Nesse estágio, enzimas convertem sacarose em amido, carboidrato que compõe entre 75% e 85% do peso final do vegetal. Os geneticistas responsáveis pelo estudo, Harold Trick e Allan Fritz, explicam que, sob forte calor, as enzimas não fazem essa conversão adequadamente, reduzindo o potencial produtivo do cereal.

De acordo com especialistas, o clima favorável à cultura é o temperado com inverno suave e verão sem chuvas fortes. “Para cada grau Celsius a mais do que ideal, perde-se cerca de 3% a 4% da produtividade do trigo”, explica Trick. O cereal transgênico da Universidade de Kansas mostrou bom desempenho mesmo em temperaturas entre 29 e 32 graus Celsius. Os pesquisadores agora trabalham no cruzamento entre variedades GM e convencionais altamente produtivas. O objetivo é gerar plantas que, além de resistirem ao calor, consigam garantir resultados agronômicos.

O vegetal está em fase de testes e ainda não está aprovado em nenhum mercado.

Fonte: Universidade do Kansas, Janeiro de 2015

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.