CI

Subprodutos do arroz podem ser fontes geradoras de energia

Formas de aproveitamento vão ser discutidas na Abertura Oficial da Colheita do Arroz


Formas de aproveitamento do grão vão ser discutidas na Abertura Oficial da Colheita do Arroz

O arroz no contexto da química verde será um dos temas abordados na tarde do segundo dia da 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 5 a 7 de fevereiro no Parque de Exposições do Sindicato Rural do município de Tapes (RS). O objetivo é mostrar aos participantes novas oportunidades comerciais para a produção.

Assuntos como a produção de etanol de segunda geração e o aproveitamento a partir da palha do arroz serão abordados. O engenheiro agrônomo e melhorista do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Sérgio Gindri, vai falar sobre a logística e o aproveitamento da palha verde. Explica que ainda é uma proposta muito nova e que carece de projetos de industrialização. "Mas na medida que isto tiver uma formatação concreta com possibilidade de industrialização deste processo vamos fortalecer o trabalho a campo", esclarece.

Gindri afirma que a cultura do arroz é de uma produção em grande escala e produz a mesma quantidade de palha de outras culturas, tendo 50% de grãos na parte aérea e outros 50% de palha. Para o especialista, em muitos casos isto é um problema no manejo, principalmente para produtores que usam a área de forma contínua e que durante o inverno precisam se livrar da palha para que no próximo cultivo não seja um inconveniente. "Com a possibilidade do uso desta palha para fins de produção de álcool, pode-ser retirada uma parte deste material para fins energéticos", salienta. 

A 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz tem como tema este ano "Cesta básica garantida com renda no campo comprometida" e é organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) em conjunto com a Associação dos Arrozeiros de Tapes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.