CI

Setor arrozeiro uruguaio prestigia inauguração da nova unidade da RiceTec em Trienta y Tres

Nova sede foi inaugurada dia 23 de julho


A RiceTec, multinacional que desenvolve, produz e comercializa sementes de alta tecnologia de arroz, segue ampliando seus investimentos no Mercosul. No dia 23 julho, a empresa inaugurou sua nova sede no Uruguai, localizada no município de Treinta y Tres, à 129km de Jaguarão (RS).  

O evento, que contou com a presença do CEO Global da RiceTec, Mike Gumina, foi prestigiado pelas principais lideranças do setor arrozeiro uruguaio. Entre eles, o presidente do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA), Álvaro Roel; o presidente da Asociación Cultivadores de Arroz (ACA), Ernesto Stirling; o presidente do Instituto Nacional de Sementes do Uruguai (INASE), Pedro Queheille; o prefeito do município de Trienta y Tres, Dardo Sánchez, além de parceiros de produção de sementes, produtores de arroz, indústrias e diretores da empresa.

Responsável por 16% do mercado de sementes certificadas no Mercosul e com grande investimento em pesquisa, a RiceTec está presente no Uruguai desde 2003, onde desenvolve uma importante parceria com o INIA. O CEO Global da RiceTec, Mike Gumina, destacou durante o evento de inauguração a importância dessa parceira. “Sabemos da importância social que a nossa atividade exerce para atender a demanda mundial por alimentos. Por isso, valorizamos e investimentos no país e na parceria com o INIA, a ACA, o INASE, a indústria e, especialmente, com os arrozeiros uruguaios, que tem destacada atividade no mercado mundial.”, disse.

Um dos principais produtos da RiceTec, o INOV CL, foi desenvolvido com germoplasma do Uruguai, através de anos de parceria com o INIA. “O resultado foi uma semente de ciclo curto, que carrega na sua base genética todas as características e benefícios de um produto de alta produtividade e qualidade”, lembrou Leandro Pasqualli, Diretor de Marketing da RiceTec no Mercosul. Desde a criação de uma nova linhagem e seu lançamento comercial, são necessários de oito a 10 anos de intenso trabalho e investimentos.

A RiceTec conta atualmente com 200 funcionários no Mercosul, sendo alguns deles PhD's e mestres na área de genética e desenvolvimento de arroz. O investimento em pesquisa ultrapassa R$ 8 milhões. A recente operação no   Uruguai tem como objetivo proporcionar maior visibilidade à empresa no país, como destacou o diretor da RiceTec para América do Sul, Ricardo Bendzius. “O modelo de negócio da RiceTec no Uruguai,  é uma experiência de sucesso um modelo a ser expandido para demais unidades da RiceTec a nível global.” 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.