CI

Senar minas realiza curso de cria e recria de bezerras

Senar promoveu mais uma capacitação voltada para profissionais das Administrações que ofertam o curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil.


Com foco na excelência do trabalho que desenvolve em todo o País, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promoveu mais uma capacitação voltada para profissionais das Administrações Regionais que ofertam o curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no SENAR. Desta vez, para os secretários escolares no novo Sistema de Gestão Acadêmico, que vai atender as demandas do curso. O encontro foi realizado esta semana durante dois dias, na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília. 

A coordenadora de Educação Formal do Departamento de Inovação e Conhecimento (DIC) do SENAR, Maria Cristina Ferreira, explica que o novo sistema é uma ferramenta desenvolvida pelo SENAR em parceria com o Instituto de Educação Avançada (IEA) para gerir os dados da vida escolar dos alunos e do curso, em substituição a outra já existente. “Tínhamos um sistema anterior onde identificamos algumas dificuldades. Era um sistema que já existia no mercado, fizemos algumas adequações, mas mesmo assim não atendia as especificidades de execução de um curso técnico de nível médio na modalidade a distância do SENAR.”

Maria Cristina destaca que o novo sistema é mais simples e que a capacitação dos secretários foi necessária para conhecerem o funcionamento da ferramenta. “Tem menos telas, está mais direto e objetivo e vai facilitar e agilizar os procedimentos acadêmicos do curso.” 

Os secretários concordam que o novo sistema veio para facilitar o trabalho na gestão do curso, como conta Tercia Almeida, do SENAR Minas Gerais. “O sistema antigo possibilitava realizar algumas ações, mas com entraves. Já com o novo, tenho facilidade nos lançamentos e ajustes, com abas e telas que proporcionam individualizar aquilo que eu quero trabalhar, tirando, por exemplo, recorte de uma área específica de atuação do tutor, para que eu possa facilitar o trabalho da Pedagogia”, avalia Tercia. “É uma ferramenta que servirá como ponte entre o trabalho prático e a operacionalização do curso, porém, essa operacionalização será feita de forma mais bem sucedida.”

Lenessia Hannah Midlej, do SENAR Bahia, acredita que a ferramenta veio para atender os anseios dos profissionais que trabalham com gestão acadêmica. “Precisávamos de um sistema mais claro, com informações mais precisas e pontuais e esse está contemplando isso. Sem contar que vai atender também o aluno com uma aba onde terá acesso a informações do curso. Isso se somará ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ele terá acesso ao processo de aprendizagem e às informações das atividades de secretariado.”

Quem também avalia positivamente o espaço virtual é Fábio Pereira Pires, do SENAR Mato Grosso, que assim como a Regional de Pernambuco, começa a ofertar o curso Técnico em Agronegócio nesse segundo semestre. Para ele, tudo é novidade e a expectativa para execução do curso é grande. “Com essa capacitação teremos mais bagagem e estaremos mais inseridos nesse processo que é importante para a oferta da educação formal, que é um ramo de atuação diferente para nós do SENAR-MT. Além disso, nossa expectativa é muito grande para atender esses alunos que já nos procuram interessados no curso.”

Os secretários escolares vão multiplicar o conhecimento nos estados repassando o conteúdo para os secretários que trabalham nos polos de apoio presencial da Rede e-Tec, adianta Maria Cristina Ferreira. “Recebemos muitos elogios, eles gostaram muito e isso é muito importante para nós porque tivemos todo o cuidado de criar uma ferramenta que refletisse as demandas e dificuldades que eles nos apresentaram. Hoje eles estão satisfeitos e seguros para executar o registro acadêmico dos alunos do Técnico em Agronegócio.”

Para mais informações sobre o curso Técnico em Agronegócio oferecido pelo SENAR, visite nossa página: www.senar.org.br/etec .  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.