CI

RS: Pelotas sediará 83ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio

Evento acontece nos dias 28 e 29 de setembro e terá seminário e dia de campo


Evento acontece nos dias 28 e 29 de setembro e terá seminário e dia de campo
 
A cidade de Pelotas (RS) sedia, nos dias 28 e 29 de setembro, a 83ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que tem como tema“Para onde irão os novilhos?”. O evento será dividido em duas etapas: um dia de campo, que acontece na quarta-feira (28/09) com visita às fazendas Agropecuária Butiazeiro, Agropecuária C.F. e Santa Judith, e um seminário técnico, que será realizado na Associação Rural de Pelotas, durante toda a quinta-feira (29/09). O destaque desta edição fica por conta da presença do palestrante uruguaio Fábio Montossi, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA Tacuarembó), que participará do seminário.
 
As visitações do dia de campo iniciam às 8h da quarta-feira, com chegada na Agropecuária Butiazeiro. Por volta das 11h, o grupo de participantes do Fórum se desloca para a Agropecuária C.F. O almoço está marcado para às 13h, no Sindicato Rural de Capão do Leão. No período da tarde, às 15h, o grupo se desloca para a Fazenda Santa Judith, para observar de perto o manejo e o trabalho desenvolvido no local. O encerramento do primeiro dia de evento está marcado para às 17h.
 
Na quinta-feira (29/09), as atividades do Fórum Permanente estarão centralizadas em dois painéis que compõem o Seminário, à manhã e à tarde. O cadastramento inicia às 8h e a abertura oficial acontece às 8h30min. De acordo com Umberto Moraes, coordenador de Formação Profissional do SENAR-RS, a proposta do fórum é “levar ao conhecimento dos pecuaristas que os novilhos de corte do RS devem ser produzidos para atender as inúmeras plantas frigoríficas que abastecem o mercado interno e externo”.
 
Pela manhã, o professor José Fernando Piva Lobato abre o ciclo de palestras com o tema “Estoque bovino, produção e constituição da carne gaúcha”, às 9h. Na sequência, acontecem as apresentações “Manejo de pastagens nativas e cultivadas na produção de novilhos precoces”, com o Dr. Jamir Luís da Silva, da Embrapa Clima Temperado; e “Utilização de suplementos na recria de terneiros e novilhos”, apresentada pelo Dr. Ricardo Zambarda Paz, do departamento de Zootecnia da UFPel.  
 
O painel da tarde inicia com a palestra de Fábio Montossi, do INIA Tacuarembó, falando sobre “Propostas tecnológicas para engorde intensivo no Uruguai”, às 14h. Depois será a vez de Paulo César Carvalho, professor do departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia da UFRGS, apresentar a palestra “Para onde deveriam ir os novilhos? Motivos para integrar a lavoura de grãos com a lavoura de carne”, às 14h50min. O encerramento do evento será às 16h.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.casaruralrs.com.br ou pelo telefone (51) 3221 6460. A 83ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio é uma realização do SENAR-RS, com promoção da Farsul e Casa Rural e conta com o apoio do Sindicato Rural de Pelotas, Sindicato Rural de Capão do Leão e Departamento de Zootecnia da UFRGS.
 
Programação

83ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio – “Para onde irão os novilhos?”
Local: Associação Rural de Pelotas – Casa da Amizade – Pelotas/RS

28/09 – Dia de Campo

8h – Agropecuária Butiazeiro
11h – Agropecuária C.F.
15h – Fazenda Santa Judith

29/09 – Seminário Técnico

8h – Cadastramento
8h30min – Abertura oficial
9h – “Estoque bovino, produção e constituição da carne gaúcha” – José Fernando Piva Lobato
10h20min – “Manejo de pastagens nativas e cultivadas na produção de novilhos precoces” – Dr. Jamir Luís da Silva
11h10min – “Utilização de suplementos na recria de terneiros e novilhos” – Dr. Ricardo Zambarda Paz
14h – “Propostas tecnológicas para engorde intensivo no Uruguai” – Fábio Montossi
14h50min – “Para onde deveriam ir os novilhos? Motivos para integrar a lavoura de grãos com a lavoura de carne” – Prof. Paulo César Carvalho
16h – Encerramento

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.