CI

Publicadas portarias de Zoneamento Agrícola

Destaque foi para acréscimo de 7,5% no número de cultivares com adequação tecnológica



Foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira (24.07), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) referentes à safra de verão 2014/2015 para as seguintes culturas: algodão herbáceo, amendoim, arroz irrigado, arroz de sequeiro, feijão 1º safra, feijão caupi, girassol, mamona, milho 1º safra, soja e sorgo granífero. 

O destaque para esta safra é o acréscimo de 7,5% no número de cultivares com adequação tecnológica para as culturas citadas, ultrapassando a marca de 2 mil indicações.

O objetivo do ZARC é identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura com menor risco climático para o cultivo das lavouras. O produtor rural precisa seguir os indicativos do ZARC para enquadrar-se nos programas de seguro e garantia do governo federal. Outro detalhe que o produtor precisa estar atento diz respeito às cultivares indicadas por grupo de maturação, esse indicativo precisa ser seguido pelo produtor para garantir o plantio de uma
semente registrada e também o acesso aos programas de garantia em caso de sinistro.

O Mapa disponibiliza em sua página da web dois links para ferramentas desenvolvidas pela Embrapa que auxiliam a visualização e o entendimento das Portarias, o SomaBrasil e o Agritempo. A primeira permite a visualização das Portarias de 20 culturas em formato de mapas, a segunda disponibiliza informações através de tabelas das culturas indicadas e períodos de plantio para cada município e estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.