CI

Previsão do tempo: não vai parar de chover no Centro-Oeste

Produtores devem aproveitar aberturas de sol para agilizar a colheita de grãos


A colheita da safra de soja 2016/2017 começou acelerada, com 2,2% da área colhida até o dia 19/01. Mas, o tempo ameaçou os trabalhos de campo. De acordo com a meteorologista Graziella Gonçalves, da Somar Meteorologia, o Centro-Oeste está registrando temporais, especialmente no Mato Grosso e em Goiás. Porém, há regiões que vivenciam uma situação inversa. “O Oeste do Mato Grosso do Sul está com umidade do solo baixa e isso traz problemas localizados”, diz Graziella.

Qual é a previsão do tempo para o Centro-Oeste?

A previsão para os próximos cinco dias indica chuvas em Goiás, Mato Grosso, especialmente na região Norte, e chuva mal distribuída no Mato Grosso do Sul. “Os próximos dias ainda vão ser de chuva, mas mesmo assim a colheitas consegue andar. As chuvas são momentâneas”, diz a meteorologista. “A chuva no Centro-Oeste atrapalha um pouco a colheita, mas sem trazer perdas significativas.”

Nos próximos cinco dias, a previsão indica que deve chover 70 milímetros no Mato Grosso, até 100 milímetros em Goiás e 10 milímetros no Mato Grosso do Sul. A meteorologista acredita que a colheita da soja poderá seguir sem contratempos. “Não vai parar de chover, mas as aberturas de sol vão ser maiores na semana que vem”, afirma. Segundo ela, as chuvas estão recuperando a umidade do solo e beneficiando especialmente as lavouras goianas.

Sudeste

A chuva que ganhou força no Sudeste desde o final da semana passada beneficiou lavouras no Norte de Minas Gerais. Porém, já parou de chover e a umidade está baixa de novo. O Norte do Espírito Santo também não foi beneficiado pelas chuvas.

Nos próximos cinco dias, o Sul de Minas Gerais e leste de São Paulo podem registrar até 100 milímetros.  “Tirando o Norte de Minas e Espírito Santo, as outras áreas do Sudeste estão bem. O cenário é bem melhor na comparação com o ano passado”, diz Graziella.

O tempo na região Sul

Na região Sul, o tempo mais seco favorece a colheita de grãos e os tratos culturais. “A umidade do solo estava bem alta e ainda está favorável para o desenvolvimento das lavouras”, diz Graziella. “Vai ter chuva, mas vai ser fraca e isolada.”

Deve haver aumento de nebulosidade nas outras áreas e as temperaturas continuam mais altas. Segundo a meteorologista, a região Norte do Paraná é a que receberá o maior volume de chuvas.

Norte e Nordeste

Essas são as regiões que registraram o menor volume de precipitações. Agora, a previsão indica que o Maranhão, o Tocantins e Piauí podem esperar 50 a 70 milímetros nos próximos cinco dias. “As chuvas vão retornando até o final do mês nesses estados. A expectativa é boa até o começo de fevereiro”, diz Graziella.

Já o Oeste da Bahia registra problemas, por causa da chuva irregular e o solo seco. “Isso preocupa os produtores. No Oeste, houve chuva irregular e mal distribuída. Ainda está complicado para a área central da Bahia. Alguns produtores já falam em replantio”, diz Graziella. O retorno da chuva está previsto para a Bahia também, mas não de forma generalizada e nem haverá chuvas contínuas o suficiente para salvar as lavouras prejudicadas.

Qual é a previsão do tempo para fevereiro?

Vai continuar chovendo também em fevereiro, especialmente no Mato Grosso e Goiás. “No Mato Grosso do Sul, o Oeste ainda fica um pouco em alerta e as atividades de campo tem paralisações momentâneas”, diz.

A região Sul também vai registrar chuva a partir de fevereiro, mas deve chover no máximo 50 milímetros. “Isso ajuda na manutenção na umidade do solo”, diz Graziella. Segundo a meteorologista, esse é um comportamento esperado para a região Sul. “É normal que diminua o volume de chuva e a chuva se concentre em outras regiões”, diz.

No Sudeste, o tempo vai favorecer as lavouras. Apenas no Espírito Santo, a chuva retornará em fevereiro, mas não será regular e não deve passar de 15 a 30 milímetros.

Naiara Araújo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.