CI

Palmas poderá contar com projetos voltados para fronteira agrícola Matopiba

Projeto Avenida da Agricultura tem o objetivo de organizar um espaço físico ao centro da grande região do Matopiba


A Capital tocantinense poderá contar com dois projetos voltados ao desenvolvimento agrícola regional, são eles a Avenida da Agricultura onde será instalada a sede do Matopiba (nova fronteira agrícola que inclui os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e a Central de Abastecimento de Palmas. Os dois projetos foram apresentados pelo prefeito Carlos Amastha nesta segunda-feira, 27, à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, durante a reunião realizada em seu gabinete.

“A ministra Kátia Abreu gostou dos projetos, entendendo a importância dos mesmos para a Capital, o Tocantins e o País. E disse que levaria os projetos à apreciação da presidenta Dilma Rousseff. Acredito que em breve tenhamos boas novidades”, informou o prefeito Carlos Amastha.

O projeto Avenida da Agricultura tem o objetivo de organizar um espaço físico ao centro da grande região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) que sirva como indutor de conhecimentos para a promoção de parcerias estratégicas nacionais e internacionais para seu desenvolvimento. Dentre os múltiplos ganhos gerados a partir da execução do projeto da Avenida da Agricultura e Sede do Matopiba, cabe destacar os ganhos de projeção nacional e internacional da região como foco para investimentos federais e internacionais.

“Estamos falando da nova fronteira agrícola do País e é fundamental que Palmas seja a sede, pois possui uma localização estratégica. Então o projeto visa fortalecer o potencial de infraestrutura já existente e fomentar ainda mais o desenvolvimento econômico desta região”, destacou o prefeito Carlos Amastha, referindo-se as rotas de escoamento da região do Matopiba nos eixos rodoviários, ferroviários e portuários.

O presidente do Impup, Luiz Masaru, ressalta que a Avenida da Agricultura ficará localizada em uma área nobre no centro da Capital, a antiga área onde ficava o aeroporto de Palmas. “Conhecendo a história da cidade, escolhemos este espaço por ter servido de ponto de encontro das lideranças da nova cidade que estava nascendo. Então é um resgate, devolvendo ao local essa importância de ser o centro de decisões voltadas as novas perspectivas de desenvolvimento”, ressaltou Masaru.

Na Avenida da Agricultura estão previstos quatro espaços integrados que farão referências às características dos estados integram o Matopiba, todos convergindo ao principal ponto que é a sede do Matopiba. Conectadas aos conceitos de sustentabilidade, o local terá ciclovias e utilizará fontes alternativas de energia, valorizando a inclusão de Palmas como cidade emergente e sustentável. Ao todo a obra terá 1,5 mil m² e contará ainda com pavimentação, ciclovia, paisagismo, calçadas e rede de drenagem. O valor estimado é de R$ 25,5 milhões.


Central de Abastecimento

Já a Central de Abastecimento de Palmas tem por objetivo promover o abastecimento alimentar com quantidade, qualidade e regularidade na região central do Tocantins, de forma a fortalecer as cadeias produtivas, gerando acesso a alimentos frescos e saudáveis para os consumidores. A expectativa é incrementar em 600% a comercialização no atacado da produção hortícola do Tocantins, gerar emprego e renda para 460 funcionários diretos, 1,2 mil indiretos, capacitando anualmente 120 feirantes, 80 merendeiras e 30 alunos universitários.

Além de abastecer o Estado, o projeto possui um caráter interestadual uma vez que atenderá também os mercados da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste a partir de Palmas, colaborando ainda para regulação do mercado de hortifrutigranjeiro no estado do Tocantins e região. Os ganhos financeiros previstos estão na ordem de aproximadamente R$ 22 milhões, com volume de 30 mil toneladas/dia.

Participaram também da reunião, o presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Luiz Masaru, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, o secretário-executivo da Seder, PC Lustosa, e o deputado Irajá Abreu.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.