CI

Ovos/Cepea: calor reduz ainda mais a oferta e preços se recuperam

Como resultado, as cotações do produto subiram com força


A alta mortalidade de aves, devido ao forte calor registrado em grande parte do País, reduziu ainda mais a oferta de ovos no correr desta semana. Como resultado, as cotações do produto subiram com força. Entre 16 e 23 de janeiro, a valorização chegou a 22,6%, para o ovo tipo extra, branco, a retirar em Ribeirão Preto (SP).

A redução na disponibilidade de produto se dá principalmente no caso dos ovos de tamanhos maiores (jumbo e extra), que são botados pelas galinhas mais velhas. Além dos descartes dessas matrizes ocorridos no início do mês para conter a oferta, as altas temperaturas também afetam mais as poedeiras mais velhas. Já para os pequenos, chega a sobrar produto e, por isso, avicultores continuam oferecendo descontos na hora da venda.

De modo geral, para esses, a liquidez é satisfatória. Segundo colaboradores do Cepea, as elevações nos preços só não foram maiores porque a demanda costuma ser mais fraca neste período do ano – as férias diminuem as compras por parte das escolas (merenda) e alteram o hábito de consumo da população. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.