CI

Ovos: pesquisa semanal do Procon-SP indica pequena queda nos preços praticados

Item alimentação teve leve incremento de 0,1%


Segundo pesquisa diária da Fundação Procon-SP - órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em convênio com o Dieese - o preço médio da cesta básica no município de São Paulo registrou queda de 0,50% na semana. Mas o item alimentação teve leve incremento de 0,1%.

Mas não foram os ovos que contribuíram para esse ínfimo aumento. A pesquisa semanal indicou leve redução no preço da dúzia de ovos comercializada no varejo de São Paulo. O valor recebido representou queda de 0,4% na semana e de 2,1% sobre a mesma semana do ano passado. Mas, no mês, o preço médio ainda é positivo, equivalendo a 0,6% de aumento sobre o mesmo período de 2014. E, no acumulado no ano, está em R$4,50 e equivale a 3,7% de aumento anual. 

Para o produtor de ovos as perdas foram bem mais acentuadas. Perdeu 6% e 24,6% do valor praticado na semana e sobre a mesma semana do ano passado, respectivamente. No mês, a perda equivale a 22,7% sobre o alcançado em abril do ano passado. Por ora, no acumulado do ano, o índice de queda é bem menor: 0,4%. 

Com a queda mais acentuada nos preços praticados na granja, vai decrescendo paulatinamente a participação do produtor de ovos em relação aos preços recebidos no varejo. A participação que superava os 40% já se encontra em 39,39%. Mas, ainda é melhor do que a relação no mês e na semana, de 35,52% e 32,42%, respectivamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.