CI

Novos beneficiários do Sipaf recebem o selo em Itanhaém

Evento contou com a participação de dezenas de agricultores familiares


Nesta sexta-feira (20), 19 agricultores familiares, sendo um deles indígena, moradores de Itanhaém, cidade que fica no litoral Sul do estado de São Paulo, tornaram-se os mais novos beneficiários de uma importante política pública da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Eles receberem o Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) durante o I Encontro da Agricultura Familiar da região.

O evento aconteceu no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes e contou com a participação de dezenas de agricultores familiares, não só de Itanhaém, mas também de cidades vizinhas. Autoridades locais e dois representantes da Sead também estiveram no evento: Simone Barreto, coordenadora do Sipaf; e Manoel Dimas Tavares, delegado substituto na Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de São Paulo (DFDA-SP). "Itanhaém é um município que trata a agricultura familiar com muito respeito, organização e dedicação. Há um grande reconhecimento também das causas indígenas", comentou Simone Barreto. 

A coordenadora do Sipaf falou também da importância da identificação: “Por ser em uma cidade litorânea, muito voltada para o turismo, com grande influência da capital paulista, tem grande parte de consumidores que não têm a consciência de que o produto que eles adquirem é local. Muitos acham que os alimentos veem de outros lugares, não sabem sobre da existência da agricultura familiar em Itanhém. E o selo ajuda nisso”, coment. 

Muitos moradores já conhecem os produtos desses agricultores que agora têm o Sipaf (palmito de pupunha, banana, mandioca, farinha de banana, batata-doce e pescados), pois todos eles participam de uma feirinha que acontece todos os sábados e já é tradicional no município. Além disso, esses mesmos produtores comercializam pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), leia mais sobre o programa aqui

Para Simone, o Sipaf cria um vínculo de fidelização e aproxima os produtores e os consumidores. Gerando inclusive laços de amizade. “Com isso, muita gente deixa de comprar em supermercados para voltar a comprar em feiras e pequenos comércios”, diz a coordenadora.

 
Sobre o selo
O Sipaf é uma ferramenta de visibilidade e valorização dos agricultores familiares. Para quem produz, é um instrumento de agregação de valor e de identidade. Para quem adquire, o resultado é a garantia de saber a origem dos produtos consumidos, além de contribuir para a promoção da sustentabilidade, da responsabilidade social e ambiental, e da valorização da produção regional e da cultura local. Outro ponto positivo do Sipaf é que o selo é considerado um incentivo para manter o homem no campo e amenizar problemas sociais. Atualmente, a identificação beneficia cerca de 110 mil agricultores familiares no Brasil. 
 

Tereza Rodrigues

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.