CI

MT: Blairo negocia com caminhoneiros


Depois de se reunir com uma comissão de caminhoneiros que estão protestando, paralisando a BR-364, em Pedra Preta, o senador Blairo Maggi (PR) decidiu propor a realização de uma audiência pública no Senado para discutir a pauta de reivindicações dos manifestantes e buscar um consenso para pôr fim ao movimento.

A reunião ocorreu nesta sexta-feira (27) a noite na BR-364, quando o senador visitou o local para ouvir as reivindicações dos motoristas.

Maggi pondera que as reivindicações da categoria são justas, mas lembra de que 95% da pauta já foram discutidas e atendidas pelo governo federal, como a sanção da lei do caminhoneiro sem vetos e a prorrogação, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), do financiamento de caminhões para pequenos empresários participantes do programa Pro Caminhoneiro.

“A questão agora é a demanda pelo preço do frete. Se resolvido isso, pode ser mais um elemento para desmobilizar o bloqueio. A tabela não vai acontecer, o que o caminhoneiro tem que fazer é não aceitar preço baixo, e se daqui algum tempo o preço retroceder de novo, é parar novamente até que o valor volte a subir”, opinou o senador.

O senador esteve reunido por mais de cinco horas com um grupo de caminhoneiros que paralisaram a região de Rondonópolis com bloqueios na BR-364, em Pedra Preta, que dá acesso à chamada Rodovia do Leite, e na MT-270, que liga a cidade polo da região Sul ao município de Guiratinga, estradas que estavam sendo utilizadas como alternativa de desvio da paralisação.

Na manhã de hoje (28), ele volta a se encontrar com representantes da categoria com o objetivo de esclarecer a pauta de reivindicação dos manifestantes e traçar as diretrizes para apresentar a proposta de audiência pública.

No inicio da semana, Blairo, aliado do governo Federal, havia se reunido com ministros e alertou para a crise que pode ser desencadeada devido a greve dos caminhoneiros no país e a falta de abastecimento de produtos necessários para o cidadão. Para ele, situações como essa derrubam governo e sugere à União que atenda ao menos duas reivindicações dos grevistas para evitar que maiores prejuízos, não apenas ao setor de transporte, mas, inclusive, para a balança comercial.

O republicano disse na ocasião, que no Estado seria impossível o governador Pedro Taques (PDT) conceder a redução da alíquota do ICMS do diesel de 17 para 12, no atual momento. Por isso, Maggi sugere que cabe ao governo Federal atender as demandas e uma delas é a sanção integral da Lei dos Caminhoneiros que já foi aprovada pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.