CI

Meio Ambiente vai monitorar biomas brasileiros em tempo real

Monitorar todos os biomas brasileiros em tempo real e periódico


Um grupo de trabalho foi lançado, nesta quarta-feira (25), para a criação do Programa Nacional de Monitoramento da Cobertura e Uso das Terras. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente, que vai monitorar todos os biomas brasileiros em tempo real e periódico.

O Ministério também divulgou os dados do Monitoramento do Desmatamento do Cerrado, referente a 2011 e dados do Terraclas, projeto de mapeamento do uso e cobertura da terra, em 2013. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira relata o cronograma do programa lançado e como vai funcionar a cooperação.

Segundo os mapeamentos que já existem, 54,5% do Cerrado mantém a vegetação original. O restante da região foi substituído por outras atividades e cidades. É o que explica a Ministra Izabella Teixeira.

Segundo a WWF Brasil, organização pela conservação da biodiversidade do planeta, o Cerrado já tem mais da metade do território destruído por desmatamento, queimadas e atividades agropecuárias.

A Ministra Izabella Teixeira explicou que o monitoramento dos biomas brasileiros é feito desde 2002. De lá até 2011, houve uma redução de 58% do desmatamento no Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil, ficando atrás apenas da Amazônia. Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia são responsáveis por 66% de toda a área desmatada no bioma.

Concentrando 30% de toda a biodiversidade do Brasil, o Cerrado ocupa 11 estados mais o Distrito Federal e tem ligação direta com todos os biomas do território brasileiro: Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Pampas e Amazônia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.