CI

Lanagro-RS apto para novas análises

O laboratório estava apto, desde o ano passado, para análises de sorologia (sangue) para as duas doenças.


O Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul (Lanagro –RS) emitiu os primeiros resultados de exames de Influenza e Newcastle  por PCR (um tipo de análise laboratorial) que só tinha credenciamento, até então, para o Lanagro de Campinas. O laboratório estava apto, desde o ano passado, para análises de sorologia (sangue) para as duas doenças. Entretanto, as coletas a campo são realizadas por amostras de sangue e swab (uma espécie de cotonete grande que coleta material de traqueia e cloaca). É este segundo insumo que a partir de agora poderá ser examinado em solo gaúcho. O credenciamento do Lanagro gaúcho ocorreu junto a Coordenação Geral de Laboratórios (CGAL) em Brasília.

A principal vantagem será na economia de tempo para o envio de amostras e também com o custo de remessa. Para a coordenadora do Lanagro-RS, Priscila Moser, “só o fato de não precisar de avião para remeter as amostras já representa uma economia muito grande”.  Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que têm uma avicultura forte, se beneficiarão diretamente com a medida.  Entretanto, as análises poderão ser feitas para todo o país. Conforme Priscila, o laboratório tem capacidade para realizar 360 análises de PCR e mil sorologias por mês.

O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal, Fundesa, contribuiu para o credenciamento, através de apoio financeiro com o fornecimento de insumos. Para o presidente do Fundo, Rogério Kerber, “trata-se de um trabalho necessário para manter atenção e vigilância sanitária. Estas doenças têm impacto direto no mercado avícola”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.