CI

Inscrições para o IrrigaWeb 2/2016 serão iniciadas em breve

O IrrigaWeb do primeiro semestre de 2016 está chegando ao fim! Mas quem não conseguiu participar, ainda tem uma chance este ano.


O IrrigaWeb do primeiro semestre de 2016 está chegando ao fim! Mas quem não conseguiu participar, ainda tem uma chance este ano. É que a Embrapa oferecerá a capacitação no segundo semestre de 2016 para todos os interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos no uso e manejo da irrigação. E ele vem com novidades!

As inscrições começam no dia primeiro de julho e as matrículas serão gratuitas, porém, devido ao conteúdo técnico e à grande procura pela capacitação, os inscritos participarão de uma seleção da Embrapa. O IrrigaWeb 2/2016 terá o patrocínio da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo Frederico Durães, Gerente Geral da Embrapa Produtos e Mercado e coordenador geral da capacitação, o Irrigaweb é um "serviço estratégico para um tema estratégico: a água na agricultura". Para ele, os capacitados saberão utilizar de forma precisa este recurso tão fundamental e finito.

Estudantes, técnicos, gestores, produtores rurais, todos os que desejarem participar da capacitação, terão até o dia 31 de julho para se inscrever. As aulas do Irrigaweb 2/2016, todas em ambiente web, terão início no dia primeiro de agosto e irão até 30 de novembro.

Mais sobre o Irrigaweb

No Brasil, dos 58 milhões de hectares ocupados pela agricultura, apenas cinco milhões são irrigados, o que demonstra uma possibilidade de expansão desta tecnologia em todo o país. Porém, o uso da irrigação deve ser feito de forma a não desperdiçar água, fornecendo este recurso no momento certo para a planta.

Com a carga horária de 200 horas, o Irrigaweb é composto por doze módulos técnicos onde são tratadas todas as últimas tecnologias para um uso racional e eficiente da água na agricultura: Classes de solo e irrigação, características físico-hídricas e dinâmica de água no solo, transporte de água no sistema solo-planta-atmosfera, requerimento de água pelas culturas, seleção do método de irrigação, avaliação do desempenho de sistemas e projetos de irrigação, aplicação de fertilizantes e produtos químicos via irrigação, estratégias de manejo de irrigação, economia na agricultura irrigada, cana-de-açúcar irrigada e captação e uso de águas na propriedade para múltiplos fins.

Para um melhor aproveitamento dos alunos, a capacitação utiliza-se de diversas técnicas de ensino a distância, como as videoconferências, vídeos técnicos e informativos, textos, infográficos, fóruns, chats, além dos testes e provas para avaliação do aproveitamento dos conhecimentos fornecidos. Estas e outras informações Irrigaweb estão disponíveis na página embrapa.br/ead.

Para os próximos anos, a Embrapa está elaborando o Irrigaweb customizado, que atenderá a demandas específicas regionais e temáticas, tais como o IrrigaWeb Matopiba, o IrrigaWeb Bacia do São Francisco, IrrigaWeb Cana-de-açúcar, entre outros. Com isso, o Irrigaweb, que teve início em 2015, poderá ser realizado buscando interessados em estudar o ciclo da água e a água na agricultura irrigada de forma personalizada.

Durães explica que "as fontes de água para irrigação por região hidrográfica, a engenharia da infraestrutura no ambiente irrigante e o dimensionamento dos sistemas de irrigação, aliados aos métodos de irrigação mais adequados para cada atividade agropecuária, podem ser gerenciados e demonstram o potencial e os riscos da irrigação. O conhecimento aplicado nesta área faz toda a diferença entre irrigação e molhação".

Fique sempre atento à página embrapa.br/ead.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.