CI

Faesc debate fortalecimento do agronegócio no planalto norte de SC

Também foi apresentado um panorama da pecuária de corte catarinense


Com a intenção de fortalecer os Sindicatos Rurais e o agronegócio catarinense, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promoveu, na última semana, reunião regional com dirigentes e líderes de Sindicatos Rurais do planalto norte, no município de Itaiópolis.

As atividades foram conduzidas pelo presidente da Faesc José Zeferino Pedrozo e consistiram de abertura com pronunciamentos das lideranças, abordagens de temas relacionados a FAESC/SENAR, situação dos Sindicatos Rurais junto ao Ministério do Trabalho, a contribuição sindical rural e o cenário atual do agronegócio catarinense.

A supervisora regional do Senar no planalto norte catarinense Carine Weiss Carneiro e a coordenação regional da Faesc Mauro Kazmierczak surpreenderam Pedrozo com um presente. Na sequência, ocorreu a palestra “Sete hábitos para vencer a crise” ministrada por Jorge Aguiar da empresa Mastermind. Após a reunião ocorreu visita técnica à Fazenda Brasil Florestal de propriedade de Nivaldo Dzyekanski.

Pedrozo orientou os dirigentes e líderes de Sindicatos Rurais sobre a importância da atualização de mandato da diretoria da entidade junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, juntamente, com a comprovação de enquadramento (empresário ou empregador rural), conforme as novas regras da portaria 326/2013, portaria 13/2015, enunciado nº 66/2015, sempre que realizarem eleição no Sindicato.

Os presidentes dos Sindicatos Rurais puderam esclarecer suas dúvidas e foram orientados a encaminhar a documentação, primeiramente, à Faesc e depois ao Ministério do Trabalho.

Quanto a contribuição sindical rural, Pedrozo informou que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) enviou pelo correio o boleto único com vencimento para esta segunda-feira (30), dos exercícios de 2011 a 2015. “O objetivo do envio é informar os contribuintes da existência do débito, oportunizar a regularização, além de diminuir o número de contribuintes inadimplentes”, complementou.

O boleto da contribuição sindical rural pessoa jurídica 2016 será postado pela CNA no mês de dezembro, com vencimento para 31 de janeiro de 2016. 

Também foi apresentado um panorama da pecuária de corte catarinense com enfoque para as novidades na legislação do novilho precoce, a implantação da GTA de reserva e domínio, as novas medidas de produção no Estado e os aspectos econômicos que interferem no setor produtivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.