CI

Faculdade de Cooperativismo é tema de encontro em Brasília

Instituição de ensino em Porto Alegre (RS) é a primeira voltada exclusivamente para o tema


Os representantes da Câmara Temática de Cooperativismo Agropecuário estiveram reunidos na quarta-feira (23.04), em Brasília. Na oportunidade, os membros da Câmara puderam conhecer a experiência da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), localizada em Porto Alegre (RS).

A Escoop foi credenciada em 2011 pelo Ministério da Educação, que autorizou o funcionamento da primeira faculdade voltada exclusivamente ao cooperativismo no Brasil. De acordo com o diretor da Faculdade, Derli Schmidt, “a entidade de ensino visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativista na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas”.

Foi também comunicado aos presentes sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar a ser comemorado em 2014.

Ainda durante o encontro, o assessor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Paulo César Nascimento, discorreu sobre o Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro). Desde fevereiro, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a OCB passam a mensurar a percepção dos agentes do agronegócio em relação a um conjunto de informações que impactam a atividade, como a situação da economia brasileira, do setor, disponibilidade de crédito, expectativa de investimento, preços e produtividade.

O Índice de Confiança do Agronegócio será divulgado trimestralmente e tem como objetivos compreender os pontos de convergência e divergência entre os elos da cadeia produtiva, medir a disposição de realizar novos investimentos e antecipar mudanças de tendências. Outros detalhes e o download do estudo estão disponíveis no site: www.icagro.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.