CI

Expedição volta ao Paraguai para roteiro logístico

Esta é a sexta safra em que a sondagem percorre o país


Esta é a sexta safra em que a sondagem percorre o país, quarto maior exportador de soja do mundo.

Depois de percorrer o Centro-Norte do Brasil, a Expedição Safra Gazeta do Povo embarca nesta semana para o Paraguai, onde acompanha o fim da colheita e cumpre roteiro relacionado à logística de escoamento de grãos. O país enfrentou seca e agora bate martelo sobre a produção de verão, bem como sobre a área da soja de safrinha.

A Expedição acompanha a produção de grãos do Paraguai de 2014/15 desde o plantio. Com uma viagem pelo Leste do país, técnicos e jornalistas foram conferir a interferência dos veranicos sobre as lavouras recém-plantadas.

A previsão era de que as chuvas voltassem a ocorrer regularmente em novembro e que a colheita alcançasse 9,5 milhões de toneladas de soja na safra de verão. No entanto, as estiagens se repetiram e forçaram uma redução na expectativa da colheita, ainda na época do planejamento da safrinha.

Os próximos destinos da Expedição serão a Argentina e o Uruguai, onde a colheita está em fase inicial, em roteiros que permitirão uma avaliação da safra de grãos da América do Sul. Enquanto Paraguai registra quebra, produtores argentinos esperam safra recorde, acima de 55 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.