CI

Especial China: Colapso na Bolsa já era previsto

Incentivos exagerados do governo para cidadãos comuns arriscarem economias



O mercado de ações da China entrou em colapsou essa semana, quando chegou a registrar queda de 8,5% na Bolsa de Xangai. A Comissão de Títulos Financeiros do país emprestou US$ 42 bilhões para a compra de ações blue chip às 21 maiores corretoras, numa tentativa de reverter as perdas, que já somaram US$ 4 trilhões desde Junho.


Para o corretor de investimentos britânico Adrian Bliss, do St. James's Place Wealth, em Xangai (China), o colapso é resultado de incentivos exagerados do governo para que cidadãos comuns arrisquem suas economias em ações – mesmo sem quaisquer conhecimentos de mercado.

“A TV estatal, principal fonte de informação do chinês, incentivou as pessoas a investirem seu dinheiro dizendo que o país botou muito dinheiro em infraestrutura. Ainda é muito fácil fazer esses investimentos. Motoristas de táxi usam aplicativos de celular para isso! Mas ninguém quis ver a bolha”, explicou Bliss, que também criticou corretores que “assediaram” investidores potenciais buscando melhores comissões.


Executivos consultados pelo Agriculture.com, principalmente brasileiros, disseram que devem manter seus planos de expansão na China, especialmente no setor industrial. Alegam que o colapso da bolsa foi muito pequeno comparado ao PIB total do país.

O Fundo Monetário Internacional manteve a previsão de crescimento em 6,8% para o gigante asiático em 2015, com 6,3% no ano que vem e 6% para 2017. O governo chinês ainda divulgou um crescimento de 7% no segundo trimestre do ano, surpreendendo muitos analistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.