CI

Embrapa Pecuária Sul capacita técnicos do Senar/RS em melhoramento genético de bovinos de corte

Técnicos do Senar/RS participaram de uma capacitação sobre melhoramento genético de bovinos de corte, na Embrapa Pecuária Sul, nos dias 28 e 29 deste mês.


Técnicos do Senar/RS participaram de uma capacitação sobre melhoramento genético de bovinos de corte, na Embrapa Pecuária Sul, nos dias 28 e 29 deste mês. Promovido pelo Polo de Excelência em Genética Taurina (PoloGen), a iniciativa visa atualizar os técnicos em ferramentas e conceitos em melhoramento genético, fazendo que esses conhecimentos cheguem até ao produtor rural. No total participaram nove técnicos do Senar que atuam em todo o estado do Rio Grande do Sul, que participaram de atividades teóricas e práticas com pesquisadores da Embrapa.
 
Segundo a coordenadora do PoloGen, pesquisadora Bruna Sollero, o programa da capacitação foi formulado com o objetivo de que os conceitos e ferramentas de seleção genética cheguem de uma forma mais fácil e eficiente ao produtor. Nesse sentido foram abordados temas como fontes de informação para seleção, programas der avaliação genética, sistemas de acasalamento, seleção de reprodutores, cruzamentos sistemáticos, entre outros. “É importante que todas as decisões que o produtor tome, tenham um maior retorno financeiro para sua atividade. Por isso é essencial que ele tenha informações e as utilizes de acordo com o seu sistema de produção”, disse Sollero.
 
A capacitação destes técnicos faz parte de uma parceria entre a Embrapa Pecuária e o Senar, com o objetivo de repassar conhecimentos para quem atua direto com o produtor. Para Bruna Sollero, esse tipo de parceria propicia um efeito multiplicador, devido a capacidade de atendimento do Senar, que pode difundir de forma mais eficiente conhecimentos e tecnologias desenvolvidas pelo centro de pesquisa. Para o técnico em formação profissional rural do Senar, Pedro Faraco, esse tipo de capacitação é extremamente importante tanto para reciclar conhecimentos como para aprender coisas novas. “O produtor rural tem consciência da importância de melhor geneticamente seus rebanhos. E a missão do Senar é justamente repassar informações que qualifiquem a sua atividade”, ressaltou Faraco.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.