CI

Embrapa lança mapeamento digital do solo brasileiro

sistema une modelagem matemática e conhecimentos levantados em campo


A Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acaba de lançar seu mapa digital de carbono orgânico dos solos brasileiros. O sistema une modelagem matemática e conhecimentos levantados em campo para ajudar em diversos programas de conservação de recursos naturais, como por exemplo o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC).


“No mapeamento digital de solos (MDS) usamos modelos matemáticos e estatísticos para, com base nas informações de solos existentes, predizer outras que não foram medidas, mas que estão correlacionadas através das variáveis ambientais que determinam a formação dos solos", diz a pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça Santos, da Embrapa Solos, pioneira nos trabalhos sobre mapeamento de solos no Brasil. 

"Não há dúvida que o MDS oferece um vasto campo para a pesquisa e uma oportunidade para a pedologia brasileira que tem, pela frente, um enorme território a ser mapeado", avalia o professor Alexandre Ten Caten, da Universidade Federal de Santa Catarina. 


Mais informações em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2062813/solo-brasileiro-agora-tem-mapeamento-digital

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.