CI

El Niño afetará lavouras de soja e milho na Argentina

Os efeitos devem ser sentidos na América do Sul no início da primavera deste ano


Uma publicação da Bolsa de Comércio de Rosario afirma que deve haver um El Niño de intensidade fraca na Argentina, mas afetará as lavouras de soja e milho no país. De acordo com o diretor científico do Guia Estratégico para o Agro (GEA), José Luis Aiello, há 80% de probabilidade que ocorram chuvas acima da média histórica na Argentina, no Uruguai e talvez no Rio Grande do Sul. No caso argentino, deve afetar a principal região produtora do país: o norte da província de Buenos Aires e sul de Santa Fé.


No caso das culturas de inverno como trigo, canola e cevada, o desenvolvimento deve ser bom com temperaturas moderadas, irrupções de frio e calor, além de ventos fortes e chuvas convectivas. Por isso, a publicação diz que a colheita de trigo será normal.

Eduardo Sierra, especialista em climatologia da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, explica que durante Abril e Maio, o oceano Pacífico Equatorial continuou a esquentar com temperaturas acima do normal e já se pode dizer que estamos na etapa inicial do fenômeno El Niño. Segundo Sierra, os efeitos devem ser sentidos na América do Sul no início da primavera deste ano, quando inicia o plantio de soja e milho de verão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.