CI

Edital para contratação de frete vai levar alimentos a indígenas da região Sul

Conab prevê que edital ocorra dia 4 de julho, por meio de pregão eletrônico

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) autorizou edital de contratação de frete para levar 82,1 mil toneladas de alimentos para famílias indígenas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que o edital seja lançado no dia 4 de julho, por meio de pregão eletrônico. 

A distribuição será voltada para sete mil famílias indígenas que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional em decorrência do inverno rigoroso. A contratação prevê que os produtos sejam levados da unidade armazenadora da Conab no Rio de Janeiro até as Coordenações Regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) de São José e Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS). De lá, a Funai providenciará a logística para distribuição dos alimentos para os indígenas da região Sul. O transporte deve ocorrer na segunda quinzena do mês. 

Serão transportados arroz, feijão, óleo de soja, açúcar, macarrão e leite em p ó. A maior parte destes produtos é da agricultura familiar, adquirida pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O governo federal compra da agricultura familiar e distribui gratuitamente às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. 

Os alimentos vão atender famílias das etnias guarani, kaingang e xokleng. “Esses indígenas estão em região de acampamento e em periferias de grandes cidades, com dificuldade de produção e acesso ao alimento, em bolsões de pobreza e concentração de crianças. Os riscos de frio e de geada são grandes. Nossa agenda é de apoio à Funai”, explica a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDSA, Hétel dos Santos.

Alimentos a serem transportados:

Produto

Quantidade

Arroz

46,3 mil toneladas

Feijão

13,4 mil toneladas

Óleo de Soja

4 mil litros

Açúcar

9,3 mil toneladas

Macarrão

5 mil toneladas

Leite

4,1 mil toneladas

total

82,1 mil toneladas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.