CI

Concurso vai premiar agroindústrias familiares na Expointer

Concurso Agroindústria Familiar valoriza muito o nosso trabalho


Pela quinta vez consecutiva, a Feira da Agricultura Familiar, realizada há 18 anos na Expointer, vai premiar os melhores produtos das agroindústrias gaúchas. Ao todo, serão avaliadas nove categorias: queijo colonial, salame tipo italiano, mel, suco de uva integral/natural, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, cachaça prata, cachaça premium e cachaça extra-premium.

Para participar, os produtores interessados que fazem parte da feira, em Esteio (RS), devem se inscrever no concurso no próximo domingo (28), das 9h às 18h, no espaço institucional da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), localizado dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar. A premiação dos vencedores está prevista para o dia 1º de setembro.

Ganhadora do primeiro lugar na categoria suco de uva integral em 2015, a Horti Fruti Carraro, do município de Monte Alegre dos Campos, a 240 quilômetros da capital Porta Alegre, já se prepara para o concurso deste ano. Segundo a representante da agroindústria, Charlene Silveira Carraro, 34 anos, a premiação valoriza a produção familiar e incentiva a comercialização das agroindústrias na Expointer.

“O Concurso Agroindústria Familiar valoriza muito o nosso trabalho e faz com que todas as agroindústrias se esforcem a fazer um produto cada vez mais de qualidade. O cliente, quando vê a premiação, se sente ainda mais incentivado a comprar, porque se trata de um produto com a qualidade certificada”, explica.

A primeira participação do empreendimento no concurso foi em 2014, quando ficou em segundo lugar na mesma categoria. “Todos os anos, a agroindústria vem melhorando a produção, com frutas de melhor qualidade. Quanto melhor a fruta, melhor será o produto final. E no ano passado a gente teve a grata satisfação de vencer em primeiro lugar. Essa premiação nos impulsiona, porque dá um ânimo para a gente, uma sensação de dever cumprido”, afirma Charlene.

Além dos sucos integrais, a Horti Fruti Carraro produz doces de corte como a marmelada e a figada; geleias com açúcar e sem adição de açúcar; extrato e molho de tomate; e doces em caldas.  Fundada em 2003, a agroindústria familiar já está com a produção em 19 estados brasileiros.

Decisão

Nesta edição do concurso, o juri será formado por representantes da Embrapa; Ufrgs; Aprodecana; Confraria Gaúcha da Cachaça; Laboratório de Enologia (Laren); Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi); Ibravin; Emater; e especialistas de outros estados nas categorias cachaças prata, premium e extra-premium, além da categoria do queijo colonial.

Saiba mais

A Expointer é considerada a maior feira agropecuária da América Latina. O evento é realizado todos os anos no Parque de Exposições Assis Brasil, no município de Esteio, vizinho a capital Porto Alegre. A edição deste ano começa neste sábado (27) e vai até o dia 4 de setembro.

Durante esses dias, é promovida, paralelamente, a 18ª Feira da Agricultura Familiar, no Pavilhão da Agricultura Familiar do parque. Neste ano, 220 agroindústrias do Rio Grande do Sul comercializarão seus produtos no local. Em 2015, o pavilhão bateu recorde de vendas, alcançando mais de R$ 2,2 milhões – 12,6% a mais do que foi comercializado na edição anterior.

Confira aqui o regulamento do concurso.

Serviço

18ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer

Data: 27 de agosto a 4 de setembro de 2016

Horário: 8h30 às 20h30

Local: Parque de Exposição Assis Brasil – Esteio (RS)

O Pavilhão da Agricultura Familiar é uma promoção do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR). A comissão organizadora é composta pela Emater-RS, FETAG-RS, FETRAF-RS e Via Campesina.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.