CI

Chuvas de monção da Índia podem ficar abaixo da previsão, diz meteorologia

Chuvas de julho a setembro irrigam quase metade das terras da Índia que carecem de instalações de irrigação


NOVA DÉLHI (Reuters) - As chuvas de monção da Índia provavelmente vão ficar abaixo da previsão anterior de 88 por cento da média histórica de longo prazo, afirmou o chefe do escritório de meteorologia do país, o que poderia resultar na temporada mais seca desde 2009 e aumentar temores sobre uma redução na produção agrícola.

As chuvas de julho a setembro irrigam quase metade das terras da Índia que carecem de instalações de irrigação, trazendo alívio para milhões de agricultores pobres que cultivam pequenas áreas para sustentar suas famílias.

"Na minha opinião, as chuvas de monção vão cair um ou dois pontos abaixo da previsão de 88 por cento publicada em junho", disse à Reuters Laxman Singh Rathore, diretor-geral do Departamento Meteorológico da Índia, nesta quarta-feira.

As monções, que trazem mais de 75 por cento do total

chuvas na Índia, ficaram 12 por cento abaixo da média em 2014, reduzindo a produção de grãos em 4,7 por cento no ano safra até a junho de 2015.

Em 2009, quando o país viu a pior seca em quase três décadas, as chuvas ficaram 22 por cento abaixo da média histórica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.